26 set 2016
Notícias

Candidatos devolvem carta de comprometimentos à sociedade civil de Cotriguaçu

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Logo_Mov_Mun_SustentaveisUma mobilização de ativismo cidadão teve início no município de Cotriguaçu, localizado no noroeste mato-grossense, no dia 20 de agosto, e resultou em uma carta de prioridades socioambientais e de melhoria da gestão pública municipal. O documento foi analisado pelos três candidatos a prefeito do município – Jair Klasner, Olírio Oliveira dos Santos e Rosangela Aparecida Nervis – que fizeram a devolutiva por meio de cartas, na qual se comprometem com a maior parte das metas propostas. A iniciativa faz parte do Movimento Municípios Sustentáveis, que envolve outras cidades na região Norte do Estado e tem como proposta consolidar um sistema de gestão participativa e a construção de um Observatório Social da Gestão Pública.

Na agenda de metas propostas pela sociedade civil, os candidatos se comprometeram com ações, como a realização de campanhas de conscientização e estabelecimento de parcerias efetivas para o combate a queimadas, a melhoria das estruturas do viveiro municipal e recuperação de 570 ha de Áreas de Proteção Permanente (APPs). Ao mesmo tempo, também afirmaram que fortalecerão a regularização fundiária e a manutenção e fortalecimento da feira, das cooperativas e das associações de produtores rurais e da Associação de Produtores de Leite de Cotriguaçu (Aproleite), entre outras ações.

O Movimento Municípios Sustentáveis teve início no dia 02 de agosto e já resultou nas cartas de prioridades da sociedade civil e de comprometimentos de candidatos de Paranaíta, Nova Monte Verde, Terra Nova do Norte, Carlinda, Apiacás e Nova Bandeirantes, além de Cotriguaçu.

Informações sobre a mobilização podem ser consultadas no hotsite (www.movimentomunicipiossustentaveismt.wordpress.com), no qual são encontradas as cartas, o processo das oficinas e os planos de metas municipais (construídos com a participação de conselhos municipais, entre outros), que constituem também a elaboração dos documentos. A facilitação deste processo tem o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV).

Veja também:

Peixoto de Azevedo encerra série de oficinas de gestão participativa em municípios do norte e noroeste e Mato Grosso
Movimento Municípios Sustentáveis: em Guarantã do Norte, sociedade civil pede apoio para aprovação de plano diretor
Sociedade civil de Cotriguaçu prioriza fortalecimento de conselhos e implementação de planos municipais para a gestão pública
Cidadãos de Nova Bandeirantes formulam carta de prioridades para a gestão pública municipal
Cidadãos de Apiacás exercitam princípios de gestão participativa
Munícipes de Carlinda destacam agricultura familiar e saneamento na agenda da gestão pública
Saneamento é prioridade da sociedade civil para a gestão pública de Terra Nova do Norte, Mato Grosso
Nova Monte Verde, no norte do Mato Grosso, lista suas prioridades socioambientais
Paranaíta dá início ao Movimento Municípios Sustentáveis de Mato Grosso
Movimento Municípios Sustentáveis propõe protagonismo cidadão na agenda socioambiental e começa oficinas em agosto

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo