Quem Somos

Construir soluções compartilhadas de sustentabilidade
para o uso da terra e dos recursos naturais.

Fundado em Mato Grosso no dia 14 de abril de 1991, o ICV é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) apartidária, sem fins lucrativos, e reconhecida como de utilidade pública pela lei estadual n° 6.752/96.

Nossas ações atingem tanto níveis internacionais, nacionais e estaduais nos temas da transparência, da governança ambiental e das políticas públicas, quanto o nível municipal por meio de experiências práticas.

Buscamos disseminar essas inovações para dar amplitude e influenciar outros atores para além dos territórios em que atuamos. Fazemos isso com base em estudos e análises, bem como em experiências de campo, sempre buscando a participação efetiva dos atores nesse processo.

Para isso, construímos parcerias com diversos setores com os quais nos relacionamos, como governos, organizações, redes, coletivos, empresas e mídias.

Para cumprir nossa missão, orientamos
nosso trabalho de acordo com os seguintes princípios:

Embasamento técnico-científico

A atuação e tomada de decisão na área socioambiental requer bases de informação e análises consistentes, abrangendo os diversos campos das ciências naturais e humanas, bem como a consideração dos conhecimentos tradicionais. Visando atender essa demanda, buscamos gerar novos conhecimentos com base no desenvolvimento da capacidade técnica do nosso quadro de colaboradores, na consolidação de parcerias com instituições de pesquisa e no constante aprimoramento da qualidade dos nossos trabalhos;

Diálogo com os diversos segmentos da sociedade

As problemáticas socioambientais abrangem a sociedade como um todo. Geralmente, vão além de um determinado grupo ou local e envolvem uma variedade de atores sociais, em diferentes níveis. Com essa visão, buscamos promover a construção de propostas e soluções com base no diálogo e na participação dos diferentes grupos sociais, em parceria com outras organizações e movimentos sociais, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e representações do setor privado, mantendo sempre a nossa independência;

Transparência da informação

A ampla disseminação e disponibilização de informações transparentes à sociedade é um fator-chave na proteção efetiva do meio ambiente, no empoderamento para o controle social e na construção de soluções sustentáveis. Por esse motivo, procuramos atuar como centro difusor de informações consistentes sobre as questões socioambientais, ao mesmo tempo em que mantemos uma divulgação transparente de nossas próprias atividades

Ética e responsabilidade

Lidar com questões socioambientais, buscando realizar uma missão de interesse público, significa responsabilidade perante as gerações atuais e futuras, o que exige um compromisso ético pleno. Assim, procuramos manter e desenvolver cada vez mais esse compromisso, aplicando o princípio de precaução, tanto internamente, quanto com nossos parceiros e com a sociedade;

Justiça ambiental

Os benefícios gerados a partir da exploração dos recursos naturais não são repartidos de forma equitativa na sociedade, e por outro lado os desequilíbrios socioambientais oriundos da exploração dos recursos naturais afetam de modo desigual os diferentes grupos da sociedade. Por esse motivo, buscamos nos posicionar e atuar de forma a favorecer uma maior justiça ambiental, isto é, uma distribuição mais equitativa dos benefícios e dos ônus da utilização dos recursos naturais.

Como nos organizamos

ICV é dirigido e administrado pelos seguintes órgãos: Assembleia Geral, Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Direção Executiva.

A Assembleia Geral é constituída pelo conjunto dos sócios fundadores e efetivos e se reúne anualmente. Ao Conselho Diretor, composto por até onze membros, cabe orientar a administração do ICV, definindo as políticas de ação e de captação de recursos, a organização interna e a política de cooperação com outras instituições. A Direção Executiva é responsável pela administração do cotidiano, sendo responsável pela elaboração e gestão de projetos e pela coordenação de todas as ações desenvolvidas pelo ICV.

Conselho Diretor

Valmir Ortega (presidente)
Adriana de Carvalho Barbosa Ramos
Alexandra Reschke
Cláudio Angelo
Luiz Fernando Laranja
Pedro Bara Neto
Laurent Micol
Mauricio de Almeida Voivodic
Tica Minami

Conselho Fiscal

Jean Carlo Corrêa Figueira
Walter Ariano Junior
Erder Teodomiro Marcelino Bispo

Direção Executiva

Diretor Executivo: Renato Farias
Diretora Adjunta: Alice Thuault
Diretora Administrativa e Financeira: Katy Knapp

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo