Agricultores familiares celebram formatura no IFMT em Alta Floresta

Agricultores familiares celebram formatura no IFMT em Alta Floresta

Agricultores familiares de 10 organizações sociais celebraram com emoção a formatura na primeira turma do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, realizado em parceria entre o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de Alta Floresta.

O evento foi realizado na noite de sábado (18) e reuniu formandos, seus familiares, professores e amigos em uma demonstração prática da força da educação como instrumento transformador.

Em um momento de ações que buscam fragilizar as instituições federais de ensino, o tom dos discursos foi de gratidão.

Eliane Gomes da Silva da Costa, do município de Nova Bandeirantes, foi a oradora da turma e, em sua fala, expressou a orgulho dos alunos pelo resultado alcançado.

“Aqui no IFMT estão os melhores. O que nós aprendemos aqui vai ficar guardado em nosso coração e beneficiar nossa comunidade”, declarou.

A iniciativa é um dos primeiros resultados do termo cooperação multidisciplinar firmado em agosto de 2018 entre o ICV e o IFMT.

As aulas começaram em 12 de dezembro e foram aplicadas em disciplinas modulares com carga horária total de 160 horas. Trinta e um alunos, oriundos de nove municípios de Mato Grosso e também de Jacareacanga (PA), conseguiram concluir todas as etapas.

Diretor executivo do ICV, Renato Farias qualificou a parceria com o IFMT como fundamental para o desenvolvimento da Agricultura Familiar na região.

“Um dos principais motivos é a inserção dessa instituição na região Norte e Noroeste e a proximidade que ela tem com os grupos de agricultores com os quais trabalhamos”, avaliou.

Leia também: 

Agentes de desenvolvimento cooperativista começam aulas em Alta Floresta

ICV e IFMT Alta Floresta assinam termo de cooperação