Abertas as inscrições para participar dos encontros para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar

Abertas as inscrições para participar dos encontros para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar

Estão abertas as inscrições para os encontros regionais para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar. O plano será lançado em junho pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) e Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

O objetivo dos encontros é construir a matriz das ações prioritárias que irão compor os eixos do Plano, requalificar as propostas de ações estratégicas em prol do desenvolvimento sustentável e promover o encontro e diálogo entre os diversos segmentos que atuam nessa temática, contemplando a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais, do setor privado e do poder público. Ao todo, cinco eixos temáticos irão nortear as discussões: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

Os encontros, que serão realizados em sete municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do Estado, tem como público-alvo pequenos produtores, instituições públicas e da sociedade civil organizada ligadas a agricultura familiar mato-grossense.

Confira a lista de municípios e locais onde serão realizados os encontros regionais para elaboração PEAF-MT:

Várzea Grande – 22.02 – Centro de Estudo Sindical Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura

Sorriso – 07.03 – Câmara Municipal

Juína – 10.03 – Câmara Municipal

Guarantã do Norte – 14.03 – Centro de Eventos do Cerrado

Querência – 17.03 – Câmara Municipal

Cáceres – 21.03 – Câmara Municipal

Rondonópolis – 24.03 – Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Os encontros contam com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rondonópolis, Associação Mato-grossense dos Municípios, Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires, Câmara Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Juína, Câmara Municipal de Querência e Câmara Municipal de Cáceres.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo formulário no site da Seaf. Com informações da Seaf-MT.