Djhuliana Mundel / ICV
O Instituto Centro de Vida (ICV) divulga, nesta quinta-feira (18) a avaliação de implementação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT). Criado em 2009 pelo Governo do Estado, o Plano estabelece metas periódicas de redução do desmatamento no Estado e se organiza em quatro eixos de atividades: regularização e ordenamento territorial, monitoramento e controle, fomento a atividades sustentáveis, e governança do Plano.
A avaliação feita pelo ICV a partir de informações levantadas pela Comissão Executiva do Plano aponta que a implementação foi muito aquém do esperado. De um total de 121 ações pertencentes aos três primeiros eixos, 13% das ações foram executadas totalmente e 32% foram executadas parcialmente, enquanto 34% não foram executadas e as demais 21% ficaram sem informação.
A coordenadora da Iniciativa Transparência Florestal do ICV e responsável pela elaboração da avaliação, Alice Thuault, disse que com essa implementação parcial do Plano, fica claro que a redução do desmatamento obtida até 2012 não está hoje consolidada, já que ela não é o resultado de um controle do desmatamento pelo Estado.
Os últimos dados do desmatamento referentes a março de 2013, divulgados pelo Sistema de Alerta ao Desmatamento (SAD) do Imazon esta semana, mostram um aumento de 65% do desmatamento em Mato Grosso entre os períodos de agosto de 2011 e março de 2012 e agosto de 2012 e março de 2013. Com isso, a revisão do PPCDQ-MT prevista oficialmente para 2013 será um processo de fundamental importância para melhorar a implementação dos instrumentos públicos de controle do desmatamento.
A avaliação de implementação do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas de Mato Grosso (PPCDQ-MT) será divulgada na íntegra nesta quinta-feira (18), no site do ICV.
Quem é de fora logo percebe que o passar do tempo é diferente no Pantanal. Quem é de dentro, vê o rio Cuiabá, um dos mais importantes formadores do bioma, se transformar todos os dias....
ver maisAudiência realizada nesta terça-feira, 30, na Procuradoria Geral de Justiça de Mato Grosso, reuniu representantes do Ministério Público (MPMT), da Secretaria de Meio Ambiente e organizações da sociedade civil para debater o combate ao desmatamento...
ver maisParaíso turístico e terceira maior baía do Pantanal, a Baia de Chacororé, localizada no município de Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá), perdeu mais da metade de sua área em 2020. Os dados foram...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo