Djhuliana Mundel / ICV
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou nesta segunda-feira (15) o Boletim do Desmatamento (SAD) referente a março deste ano. O desmatamento acumulado no período de agosto de 2012 a março de 2013 totalizou 1.430 quilômetros quadrados na Amazônia. Houve aumento de 88% em relação a agosto de 2011 a março de 2012, quando o desmatamento somou 760 quilômetros quadrados. De acordo com o relatório, Mato Grosso continuou liderando o desmatamento (56%), seguido por Rondônia (28%), Pará (9%), Roraima (3%), Acre (2%) e Amazonas (2%).
Dos 10 municípios que mais desmataram no período, oito são de Mato Grosso (pela ordem: União do Sul, Colniza, Santa Carmem, São José do Rio Claro, Cláudia, Tabaporã, Sinop e Nova Maringá).
A Coordenadora da Iniciativa Transparência Florestal do Instituto Centro de Vida (ICV), Alice Thuault, ressalta que a tendência de aumento no desmatamento é ainda mais alarmante tendo em vista a grande cobertura de nuvens no último mês. Ela destaca que a presença de oito municípios de Mato Grosso na lista dos 10 que mais desmataram comprova a existência de fronteiras ativas de desmatamento no Estado. “Os dados deixam claro que a redução do desmatamento não está consolidada em Mato Grosso. O Estado não consegue controlar o desmatamento, pois os principais instrumentos públicos de comando e controle, regularização fundiária e incentivos a boas práticas somente estão sendo implementados de forma parcial. Não existe hoje em Mato Grosso, uma verdadeira estratégia de controle do desmatamento e isso faz muita falta”.
Revisão do Plano de Prevenção Estadual – Com o objetivo de criar uma estratégia local para prevenção e combate do desmatamento, foi criado em 2009, pelo Governo do Estado, o Plano de Prevenção e Controle ao Desmatamento e Queimadas no estado de Mato Grosso (PPCDQ-MT).
Elaborado pelo ICV, que faz parte da Comissão Executiva criada para acompanhamento das ações do PPCDQ-MT, o relatório de avaliação dos três primeiros anos do Plano e os números do SAD ressaltam que a implementação está bem aquém do necessário. Nesse sentido, dentre as sugestões colocadas para o aprimoramento do Plano estão o fortalecimento do PPCDQ-MT como estratégia de Estado, a necessidade de estabelecer um processo de revisão eficiente, a definição de metas e prioridades estratégicas e o alinhamento com a realidade dos orçamentos e agendas.
O relatório de avaliação do PPCDQ-MT será divulgado na íntegra na quinta-feira (18) e deve alimentar o processo de revisão do plano a ser realizado ainda em 2013.
O governo federal está discutindo a proposta de um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que deve injetar recursos na infraestrutura brasileira, incluindo projetos de rodovias, portos, aeroportos e também em áreas como saúde...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu processo seletivo para a contratação de prestação de serviços de consultoria para realização de um estudo de mercado para o café (moído e torrado) e a castanha-do-Brasil (descascada...
ver maisA Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama), entidade formalizada em 2019 nas regiões norte e noroeste de Mato Grosso, criou um novo mecanismo financeiro na região para apoiar a produção orgânica da agricultura...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo