Coragem para construir Mato Grosso inclusivo e livre de desmatamento

Coragem para construir Mato Grosso inclusivo e livre de desmatamento

O Instituto Centro de Vida decidiu ser sócio fundador do Instituto PCI para seguir fazendo o que sempre fez: contribuir para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso. Em um Brasil cada vez mais polarizado, acreditamos que o diálogo é a ferramenta de desenvolvimento mais poderosa que temos em mãos. A participação do ICV no Instituto PCI é expressão da coragem necessária para que avancemos juntos na inclusão socioprodutiva e para que tenhamos uma produção agropecuária livre de desmatamento.

>> Read the English version.

Participamos da criação da Estratégia Produzir, Conservar e Incluir em 2015 porque acreditamos que as soluções para o uso sustentável da terra e dos recursos naturais devem ser construídas de forma coletiva, com todos setores da sociedade. Desde o princípio, o ICV desempenha de forma dialogada e efetiva seu papel de sociedade civil: subsidia tecnicamente a construção das políticas, monitora seus avanços e divulga os resultados para toda a sociedade.

As taxas crescentes do desmatamento de Mato Grosso são inaceitáveis e demonstram a necessidade de se pensar arranjos inovadores. O avanço nas metas tem sido tímido, como já identificado pelo Grupo de Trabalho de Monitoramento, coordenado pelo ICV. Ao mesmo tempo, a chegada de recursos internacionais, como os R$ 178 milhões para o REDD+ for Early Movers (REM), é uma sinalização clara de que o caminho para o desenvolvimento inclusivo que combate as mudanças do clima passa por esse diálogo e construção conjunta refletidos na estratégia PCI.

Acreditamos que é possível chegar a 2030 com a produção agropecuária de Mato Grosso livre de desmatamento, sem descuidar da inclusão produtiva da agricultura familiar, dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Iremos trabalhar no Instituto PCI para que a agenda sustentável tenha políticas públicas aprimoradas, receba recursos financeiros para sua viabilização e que esses recursos sejam aplicados de forma criteriosa e transparente e com o acompanhamento atento de toda a sociedade.

A Estratégia que agora resulta no Instituto PCI dialoga com a missão do ICV de construir soluções compartilhadas para a sustentabilidade. Nosso papel permanecerá inalterado: subsidiar a construção das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e promover transparência às ações e aos resultados.

Sobre a PCI
A Estratégia PCI, lançada em 2015, é um compromisso conjunto entre governo, sociedade civil e setor privado de avançar em ações para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono com controle do desmatamento, produção sustentável recomposição dos passivos ambientais e inclusão socioeconômica da agricultura familiar, refletido em uma visão comum de futuro para Mato Grosso em 2030 ilustrada por 21 metas nos eixos de Produção, Conservação e Inclusão.

Veja mais