ICV 25 Anos de História – Campanha Y Ikatu Xingu

ICV 25 Anos de História – Campanha Y Ikatu Xingu

A Campanha Y Ikatu Xingu surgiu em 2004 para atuar na recuperação e proteção das nascentes e cabeceiras do rio Xingu em Mato Grosso. As ações articulam-se em três linhas principais: restauração florestal, educação agroflorestal e planejamento, gestão e ordenamento territorial.
Em 2006, nos juntamos a essa importante missão trabalhando em alguns municípios do lado oeste do Parque Indígena do Xingu, ao longo da BR 163.
Além de ações no chão, a campanha Y Ikatu Xingu foi marcante no estabelecimento de diálogos, reunindo setores que tradicionalmente divergem no debate da questão socioambiental, mas que resolveram adotar o princípio da responsabilidade socioambiental compartilhada e trabalhar para a construção de um modelo de desenvolvimento que alie a produção e a sociodiversidade da região. No vídeo, Adriana Ramos, coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (Isa), e membro do Conselho Diretor do ICV, fala sobre a importância de existir articulação entre os atores.
Saiba mais sobre a campanha, aqui: http://www.yikatuxingu.org.br/