30 jul 2015
Notícias

Jovens rurais se enveredam pelas ondas audiovisuais

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
Jovens fizeram roteiro e assistiram produções socioambientais. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Jovens fizeram roteiro e assistiram
produções socioambientais.
Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Com o objetivo de produzir vídeos que ilustrem o passo-a-passo de seus projetos na área rural, o Grupo de Jovens A Força do Futuro, da comunidade Ouro Verde, no Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense, começaram a se familiarizar com o processo audiovisual, em uma oficina básica realizada no dia 25 de julho. Eles exercitaram a produção de um roteiro para dois vídeos que ilustrarão a formação da equipe e a sua primeira iniciativa de campo, que é uma horta orgânica. O trabalho de campo começou há um mês.

Hoje parte dos adolescentes já realiza gravações com celulares e durante a atividade no sábado exercitaram a roteirização, o conhecimento sobre as possibilidades de utilizar a animação, o modelo de documentário e ficção. Durante a dinâmica, tiveram a oportunidade de assistir vídeos da série do Circuito Tela Verde, do acervo disponibilizado no site do Ministério do Meio Ambiente.

Primeiros trabalhos

Os doze adolescentes, que participaram da atividade, decidiram que, no primeiro vídeo, em um período estimado de até cinco minutos, contarão como era antes a área onde está a horta, as transformações que estão ocorrendo agora e as perspectivas futuras. Para isso, alternarão imagens gravadas, fotos e narrações.

Exercícios com a câmera fizeram parte da oficina. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Exercícios com a câmera fizeram parte da
oficina. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

“Queremos mostrar que nosso objetivo é combater o uso de agrotóxicos e produzir nesta horta para ajudar na alimentação comunitária e futuramente para comercialização”, disse Cássio de Oliveira de Souza. O segundo vídeo será composto por depoimentos de cada integrante da equipe, que falarão um pouco sobre as motivações que os levaram a estabelecer essa iniciativa. Um segundo encontro está programado para que o material seja editado.

A Oficina Básica de Vídeo foi ministrada pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV), após outra de fotografia realizada em 20 de junho. Os temas são resultantes de uma demanda solicitada pelos próprios jovens. As atividades integram o projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase II, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.

Veja também:

Estudantes rurais dão os primeiros passos para produzir jornal mural de projeto

Oficina de fotografia estimula jovens rurais a documentar seus projetos

Educomunicação: oficina ensina conceitos básicos de fotografia a jovens rurais

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo