Formas ensacadas, enfileiradas e cobertas de sangue simulavam uma chacina em plena Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. Durante esta quinta (18), quem passou pelo local não pôde evitar o choque. Dentro das sacolas, contudo, troncos de árvores e figuras de animais representavam um tipo de morte diferente: a morte do Pantanal.
O Instituto Centro de Vida (ICV), organização que atua há 31 anos em Mato Grosso, elaborou a ação “Natureza Morta, a Chacina do Pantanal”, com o intuito de conscientizar a população mato-grossense a cerca da destruição do bioma em decorrência dos incêndios criminosos.
Os dados do Monitor de Queimadas do instituto revelam que de janeiro a julho de 2022 o número de focos de calor foi 21% superior ao mesmo período de 2021. A informação evidencia que a tragédia de 2020 está distante do fim.
Conforme explicou a coordenadora do Programa de Direitos Socioambientais do instituto, Stéphanie Birrer, a ideia é chamar as pessoas para as ações que estão sendo desenvolvidas e executadas em favor da preservação do bioma.
“2020 foi o ano que mais marcou a questão das queimadas do Pantanal e sensibilizou o país e o mundo para o que estava acontecendo no bioma. Milhares de animais morreram, muitos povos e comunidades que vivem no Pantanal foram diretamente afetadas. A gente não gostaria que esse impacto se repetisse”, disse.
Para além do monitoramento das queimadas, o ICV também elaborou um Mapeamento das Brigadas de Incêndio existentes em todo o Mato Grosso. Nele, é possível identificar todas as equipes capacitadas para a contenção do fogo no estado, sejam elas comunitárias, federais, municipais, estaduais, entre outras.
As informações auxiliam na tomada de decisões durante o período mais crítico para as queimadas, a seca.
O ICV
O Instituto Centro de Vida (ICV) atua há 31 anos em Mato Grosso com a missão de construir soluções compartilhadas para a sustentabilidade do uso da terra e dos recursos naturais.
Com sede em Cuiabá e Alta Floresta, suas ações atingem níveis internacionais, nacionais e estaduais nos temas de transparência, governança ambiental e políticas públicas e no nível municipal por meio das experiências práticas.
O Monitor de Queimadas e o Mapeamento das Brigadas de Incêndio fazem parte do trabalho executado, por meio do Núcleo de Inteligência Territorial.
Fotos: Victor Ostetti
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria e prestação de serviços especializados em capacitação de comunicadores indígenas. O objetivo é apresentar em oficina um conjunto de informações técnicas atualizadas e...
ver maisA agricultora familiar Sandra de Souza Meiado, de Carlinda, no norte de Mato Grosso, começou a plantar frutos e hortaliças por necessidade. Ela e o marido estavam sem fonte de renda e viram na agricultura...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria para verificar informações disponibilizadas na internet pelos Estados e o Distrito Federal sobre regularização ambiental. O objetivo é a realização de um levantamento...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo