– Daniela Torezzan / ICV
O site “SOS Florestas – O Código Florestal em Perigo” reúne uma série de informações sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro denunciando à sociedade os riscos que o relatório apresentado pela comissão especial da Câmara dos Deputados representa para as florestas brasileiras.
O site tem páginas com informações sobre a lei que criou o Código Florestal, na década de 30, e que passou por várias reformulações até hoje (lei 4771/65), as verdades e mentiras utilizadas nas propostas de mudança e como o Código influi no dia a dia da população. No endereço também é possível conhecer diferentes visões sobre a lei e sua importância para a agricultura e o meio ambiente através de opiniões mais acadêmicas e outras ligadas à prática.
De acordo com os ambientalistas, a lei é fundamental para conter o desmatamento em todos os biomas e tentar reverter a situação das áreas já degradadas. Eles afirmam que as propostas apresentadas trazem muitos prejuízos: anistia a quem desmatou, decreta o fim das Áreas de Preservação Permanente, desobriga os desmatadores ilegais a recuperarem as áreas, entre outras. Tais medidas podem trazer consequências devastadoras, inclusive no que diz respeito ao cumprimento das metas assumidas pelo Brasil de reduzir o desmatamento, principalmente na Amazônia, e as emissões de gases que causam o aquecimento global.
Contudo, a iniciativa não quer apenas informar, mas mobilizar a sociedade. Para isso, os cidadãos são convidados a preencherem uma petição online dizendo não ao desmatamento e à premiação da ilegalidade, que será enviada aos deputados que votarão as propostas.
O site www.sosflorestas.com.br é uma iniciativa do Instituto Socioambiental (ISA), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), do WWF Brasil, do Greenpeace, do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e do Instituto Centro de Vida (ICV).
Na região metropolitana de Cuiabá, uma das mais quentes do Brasil, a preferência pela prática de atividades físicas no período noturno não é por acaso. Mas já pensou se o calor aumentasse ainda mais ao...
ver maisA disponibilização de informações ambientais dos órgãos públicos na Amazônia brasileira seguiu insuficiente no ano de 2020 e ainda dificulta a comprovação da legalidade de cadeias produtivas do agronegócio e outras atividades econômicas exercidas no...
ver maisFrom August 2008 through July 2019, soy farms accounted for 20% of all land deforested in the state of Mato Grosso, the largest Brazilian soy producer. Of 2.5 million hectares of native vegetation lost in...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo