
Participantes analisaram problemas e
soluções de seu município, durante a
oficina. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV
Trinta representantes da sociedade civil do município de Terra Nova do Norte, Mato Grosso, se dedicaram a um exercício de cidadania, na manhã de ontem, dia 8, e definiram uma lista de prioridades para a gestão pública viabilizar para a sustentabilidade do município, durante uma oficina do Movimento Municípios Sustentáveis. Entre os temas considerados mais importantes pelo grupo estão a recuperação das nascentes e do principal curso d`água, o rio Esperança, e a ampliação e modernização da rede de distribuição de abastecimento de água local. Outro investimento em saneamento básico reivindicado pelos participantes é a construção de um aterro sanitário em substituição do lixão local, no município que tem hoje uma população aproximada de 12 mil habitantes.
A iniciativa é uma mobilização apartidária da sociedade civil, com apoio do terceiro setor (veja mais em Movimento Municípios Sustentáveis propõe protagonismo cidadão na agenda socioambiental e começa oficinas em agosto) .
No final da atividade, foi elaborada uma carta de prioridades, com a aprovação da contribuição de propostas dos presentes junto com as já constantes no plano de metas socioambientais do município, que será apresentada aos candidatos a prefeito do município por representantes dos participantes, que são pessoas oriundas de diferentes segmentos, desde a educação à agricultura familiar. O objetivo é fazer com que os políticos se comprometam com as metas. Este grupo focal formado por 12 pessoas acompanhará o processo até a eleição e cobrará o comprometimento do vencedor. Na sequência, a proposta é que criem um observatório cidadão da gestão pública para acompanhar estas pautas e propor alternativas que possam ser executadas com a participação social, neste modelo de gestão participativa.

Na parte final da oficina, participantes
ratificaram o contéudo da carta de
prioridades. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV
“A questão da água é séria e se prolonga há muitos anos. Os equipamentos estão ultrapassados e a infraestrutura hoje não atende a demanda de crescimento populacional no município. Temos falta de água com frequência e muitas regiões ela chega turva”, diz Gilma Aparecida dos Santos, professora de Geografia e moradora há 14 anos no município.
Eliseu Venceslau de Brito, biólogo e coordenador de Vigilância em Saúde, explica que a rede de distribuição é antiga e precisa de um investimento alto. “Também precisamos recuperar nossas nascentes, que já estão sofrendo fortes pressões, e ter planejamento de recuperação de Áreas de Proteção Permanente (APPs)”, explica.
O atual lixão do município é mais um problema que o grupo avalia como grave. “Fica perto da BR 163 e em um local com declive que deixa vulnerável nossos corpos d`água”, acrescenta Eliseu. “O aterro sanitário é essencial. Já se cogita um processo em sistema consorciado entre o nosso município e os de Nova Guarita, Santa Helena e Itauba”, relata Paulo Sérgio Leite, professor da rede municipal. Os três integram o grupo focal do movimento.
Herbert Dias Ferreira, promotor público de Justiça de Terra Nova do Norte, acompanhou a oficina, e citou a importância do empoderamento dos cidadãos na agenda pública. “Nada melhor do que eles mesmos para apontarem os problemas que ocorrem no dia a dia do município. Essa reunião foi legitimada pois tem representantes de vários segmentos da sociedade. O Ministério Público apoiará a iniciativa do observatório, no que for de sua competência de fiscalização”, afirmou.
O Movimento Municípios Sustentáveis teve início no dia 2 de agosto, em Paranaíta, seguida de oficina em Nova Monte Verde e esta de Terra Nova do Norte. A agenda das próximas atividades e as cartas das prioridades, além dos planos de metas dos municípios, podem ser conferidos no hotsite da mobilização. A facilitação deste processo está sendo apoiado pelo Instituto Centro de Vida (ICV). Mais cinco municípios (Peixoto de Azevedo, Carlinda, Apiacás, Nova Bandeirantes, Cotriguaçu ) participam da mobilização e inspirada na repercussão desta agenda, foi confirmada hoje a nona oficina, que ocorrerá em Guarantã do Norte, no próximo dia 24.
Veja também:
Nova Monte Verde, no norte do Mato Grosso, lista suas prioridades socioambientais
Paranaíta dá início ao Movimento Municípios Sustentáveis de Mato Grosso
* Atualização em 16/08/2016
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para a contratação de consultoria especializada na elaboração de um plano de comunicação. O trabalho será desenvolvido no âmbito do Projeto Assobio e deverá incluir estratégias, ferramentas...
ver maisLideranças indígenas de Mato Grosso conheceram a maior associação de base comunitária do Amazonas habilitada a exportar castanha-do-brasil. O intercâmbio na Associação dos Agropecuários de Beruri (ASSOAB) foi realizado na última semana e fortalecerá iniciativas...
ver maisO produtor de leite Flávio da Cruz, de 43 anos, mora há quase 20 na Comunidade Japuranã, na zona rural de Nova Bandeirantes, no interior de Mato Grosso. Desde que ele começou a trabalhar com...
ver maisRua Pres. Castelo Branco, 510, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-430
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb