19 out 2012
Notícias

Nasce uma Cidade Amiga

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

André Alves / Assessoria

O Instituto Cidade Amiga é a mais nova entidade do terceiro setor em Mato Grosso voltada para o fortalecimento da cidadania e a melhoria da qualidade de vida em áreas urbanas. Criado ontem (18/10) em Assembleia no Espaço Vitória em Cuiabá (MT), o instituto traz consigo todo o legado do Programa de Inclusão Socioambiental do Instituto Centro de Vida (ICV), em atividade desde 1999.

“Na prática, o Instituto Cidade Amiga é a consolidação de um trabalho crescente do ICV nessas áreas que tornou importante a criação de uma entidade para tratar dos temas urbanos”, explica o coordenador executivo Erlon Bispo. Apesar de recém-criado, o instituto acumula a experiência de mais de 10 anos de trabalho no Espaço Vitória, localizado no Jardim Vitória.

Nesse período, foram realizados diversos projetos de inclusão social e cidadania como o projeto Quintais Produtivos, o Ponto de Cultura, o programa de Alfabetização de Adultos, além do desenvolvimento da Tecnologia Social Conexão Cheiro Verde, que transforma resíduos orgânicos em composto para produção de alimentos e geração de renda para famílias da periferia. Atualmente o Espaço Vitória tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

“Transformar o Programa de Inclusão Socioambiental do ICV em uma entidade autônoma é o reconhecimento de um trabalho bem sucedido e a afirmação de continuidade e ampliação desse trabalho”, afirma Sérgio Guimarães, Presidente do Conselho Diretor do ICV.

O patrimônio e equipamentos instalados no Espaço Vitória serão transferidos para o Instituto Cidade Amiga, assim como a propriedade intelectual dos projetos desenvolvidos, incluindo a tecnologia Conexão Cheiro Verde, que este mês recebeu um troféu do Prêmio Finep de Inovação.

Além dos projetos desenvolvidos, o Instituto Cidade Amiga irá construir e implementar soluções inovadoras, tecnologias sociais e mecanismos democráticos de inclusão social e econômica. “Nosso trabalho será pautado na Ética da Permacultura: cuidar do planeta, cuidar das pessoas e compartilhar com equidade”, explica Bispo. “Nosso conceito é o da humanização das cidades onde o respeito e uma relação amiga com o meio ambiente são primordiais”, complementa.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo