15 fev 2017
Notícias

Ministro Sarney Filho faz reunião em Cuiabá para discutir desmatamento em Mato Grosso

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, estará em Cuiabá-MT, nesta quinta-feira (16/2), para uma reunião com o governo do estado, membros do Ministério Público e representantes da sociedade para discutir ações de combate ao desmatamento em Mato Grosso. O estado ocupa a segunda posição no ranking da Amazônia Legal, tendo desmatado 1.508 quilômetros quadrados (km²) de florestas – o equivalente a mais de 150 mil hectares – entre agosto de 2015 e julho de 2016, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 95% de forma ilegal, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema-MT).

A situação em Mato Grosso é considerada crítica, pois demonstra uma tendência de aumento do desmatamento, que vem ocorrendo desde 2012, e a manutenção de índices alarmantes de ilegalidade, como aponta a “Análise do Desmatamento em Mato Grosso”, divulgada este mês pelo Instituto Centro de Vida (ICV).

Para Sérgio Guimarães, membro da coordenação do ICV, é importante aproveitar o momento para que os governos federal e estadual definam ações conjuntas para enfrentar a situação. “O que esperamos como resultado dessa reunião é o reforço do combate ao desmatamento nos níveis federal e estadual, mas também o estabelecimento de uma estratégia comum de captação de recursos que permita ao Mato Grosso aproveitar as oportunidades de recursos existentes. O REDD+ é uma dessas oportunidades imediatas que necessita de resposta coordenada e eficaz, principalmente num momento de escassez de recursos. ”, adiantou o coordenador, que participará da reunião.

A agenda do ministro faz parte da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem oficial de Sarney Filho, com uma comitiva composta pela equipe do Ministério do Meio Ambiente e dos órgãos vinculados. A caravana já passou por outros estados da Amazônia Legal recentemente.

Serviço: Visita de comitiva do MMA em MT (reunião para avaliação e definição de ações de combate ao desmatamento)

Quando: quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Onde: Palácio Paiaguás – Sala de Reuniões Garcia Neto

Horário: 10 horas

Contato com a imprensa: Daniela Torezzan – ICV

(65) 99201-4578 / 3621-3148 daniela.torezzan@icv.org.br

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo