09 dez 2009
Notícias

Melhorias técnicas serão discutidas para a produção de carne e leite no Portal da Amazônia

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Augusto Pereira / Estação Vida

O cenário atual da produção pecuária trouxe algumas surpresas para o produtor rural. Como a produção e exportação de carne aumentaram mas o rendimento diminuiu? Com as exigências de cumprimento das legislações ambientais como ficam os pecuaristas? Para buscar responder essa e outras perguntas o Instituto Centro de Vida – ICV – realizará a II Oficina sobre Pecuária Sustentável nos dias 16 e 17 de dezembro. O evento dá continuidade à agenda de encontros que visam a discussão do desenvolvimento sustentável da pecuária de corte e leite no território do Portal da Amazônia, desenvolvido no âmbito do projeto Governança Ambiental e Produção Responsável, apoiado Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID – sigla em inglês)
A II Oficina sobre Pecuária Sustentável para produtores de gado de corte acontece no dia 16 de dezembro no Sindicato Rural de Alta Floresta. O mesmo evento acontece no dia 17 de dezembro em Terra Nova do Norte, mas voltado para produtores de leite. Os dados do estudo do consultor Fábio Ramos trazem um perfil do mercado e das propriedades no Território Portal da Amazônia. Com desenhos próprios, a pecuária leiteira e a de corte ocupam espaços e mercados muito diferentes.
A predominância de pequenas propriedades de gado leiteiro levou os produtores a se organizarem em cooperativas. A existência de grandes frigoríficos no Portal da Amazônia permitiu aos produtores de gado de corte a venda direta para essas empresas. A infra-estrutura de beneficiamento desses produtos (abatedouros e laticínios) existe, mas precisa ser repensada. A produtividade ainda é baixa na região e, havendo uma adequação, precisa ser feita observando as exigências ambientais. Tais exigências atualmente são tão determinantes na conquista de mercado quanto competitividade e preço.
A apresentação dos dados do estudo de Fábio Ramos será o ponto de partida para o debate que acontecerá na Oficina. Estão convidados produtores de gado de corte de todo o Portal da Amazônia, representados pelos Sindicatos Rurais e secretarias de agricultura de cada município.
O MT Legal é uma oportunidade de regularização das propriedades rurais. A regularização é possível através do cadastro das propriedades no MT Legal. Segundo Robert Macedo, do ICV, “é uma oportunidade de regularização que precisa ser aproveitada”.
 Programação:
– Apresentação de boas práticas de produção pecuária
– Apresentação do MT Legal e suas adequações
– Trabalhos em grupos para discutir soluções a partir das informações disponíveis.
Dia 16 de dezembro. Sindicato Rural de Alta Floresta; Av. Paulo Pires, no 636 (G 6), centro.
Dia 17 de dezembro. Câmara de Vereadores de Terra Nova do Norte; Av. Clovis Feliciano Vetorato, no 206, Centro.
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo