20 fev 2009
Notícias

Marcelândia lança de Sementes terceira edição da Gincana

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
– Redação
Começa na sexta-feira, 6 de março, a III Eco-gincana Muvuca de Sementes de Marcelândia. A novidade esse ano é o prazo maior que os estudantes terão para coletar as sementes: seis meses. O resultado será divulgado no dia 21 de setembro, Dia da Árvore e há onze instituições participando, dentre nove escolas, a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e o Clube da Criança.
Outra inovação é a premiação para professores. Os alunos de cada uma das escolas  indicarão os professores que mais tratam dos temas ambientais durante as aulas. Os vencedores receberão um prêmio e o título de Cidadão Amigo do Meio Ambiente Sustentável de Marcelândia.
As sementes coletadas serão encaminhadas para o viveiro municipal e serão usadas na recuperação de áreas degradadas. “Ano passado, nós conseguimos arrecadar cerca de 420 quilos, nessa edição nós esperamos ir mais longe porque o período de coleta é maior, e o principal é que a Gincana não visa a quantidade e sim a diversidade”, avalia Milton Ademir Blank, chefe do departamento de Meio Ambiente da prefeitura.
O objetivo da Gincana é desenvolver a consciência ambiental das crianças. “É uma forma de enfatizarmos a importância da conservação da biodiversidade de nossa região. E isso dá um resultado direto na família, que passa a valorizar e conhecer a flora local”.
Parte das sementes coletadas serão usadas nos projetos desenvolvidos  nos assentamentos do município realizados pelo ICV – Instituto Centro de Vida e Empaer – Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assitência e Extensão Rural. A Gincana faz parte dos eventos da Campanha Y Ikatu Xingu Manito e é organizada pela Prefeitura Municipal de Marcelândia.
Premiação – A prefeitura está arrecadando os prêmios na comunidade. A ideia é premiar três alunos do ensino fundamental, três do ensino médio e conceder o título de  Cidadão Amigo do Meio Ambiente Sustentável de Marcelândia para as pessoas que se destacarem. As escolas também recebem prêmios na forma de kits de livros e materiais pedagógicos. “Na gincana passada, nós conseguimos enriquecer as bibliotecas das escolas com livros muito interessantes, que tratam da nossa região”, conclui Blank.
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo