06 jun 2018
Notícias

ICV participa da Semana do Meio Ambiente em Cotriguaçu

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Organização promove campanhas de sustentabilidade nas comunidades do município

Mato Grosso, junho de 2018 – Na Semana do Meio Ambiente, o Instituto Centro de Vida promove atividades de educação ambiental no município de Cotriguaçu, no Noroeste de Mato Grosso. O ICV vai realizar vivências sensoriais e palestras sobre desmatamento, diagnóstico ambiental, recuperação e manejo de pastagens degradadas, além de participar de outras atividades em escolas e comunidades.

Wesley Butturi, engenheiro florestal do ICV, apresentará levantamentos e diagnósticos de Geotecnologia no município entre os anos de 2008 a 2018, além de divulgar dados dos desmates ocorridos após 2008. “Estes dados servem como base para incentivar projetos e ações de sustentabilidade”, aponta o engenheiro.

Gésica da Cruz Vargas, técnica da cadeias socioprodutivas do hortifrutigranjeiros em Cotriguaçu, da equipe do ICV, explica que a participação do ICV na Semana do Meio Ambiente é uma experiência importante para a instituição. “Atividades como essas contribuem para refletirmos sobre questões sustentáveis e sociais ao lado da sociedade. É um
momento de compartilhamento desde o início: da concepção à realização final”, conta.

 

Os trabalhos realizados pelo ICV em Cotriguaçu servem de exemplo ao público local porque mostram a possibilidade de proteger a natureza de forma sustentável, fazendo uso da agricultura como forma de gerar renda para as famílias. Na sexta-feira, dia 08 de junho, produtores locais de Cotriguaçu se reúnem em uma feira para vender os produtos da sociobiodiversidade, obtidos de forma sustentável.

Dia mundial
A Semana do Meio Ambiente, comemorada em todo o mundo, este ano acontece entre os dias 5 a 8 de junho. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a participação da comunidade global na preservação do patrimônio natural. Neste ano, o tema escolhido pela ONU é a campanha Acabe com a poluição plástica.

Neste ano, o Instituto Centro de Vida (ICV) participa das atividades de educação ambiental junto às entidades governamentais que compõe o Conselho Municipal de Cotriguaçu, além da Prefeitura Municipal de Cotriguaçu-MT e Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu, Escritório Nacional das Florestas (ONF Brasil), Pacto das Águas, Ministério Público de MT e Vigilância Sanitária.

A programação completa conta com palestras e intervenções sustentáveis que objetivam construir soluções compartilhadas para a sustentabilidade, além de ações educacionais de conscientização quanto a queimadas em meio urbano, como a queima de lixo doméstico. Essa é uma das principais discussões que envolvem da
Semana em Cotriguaçu.

Confira aqui a programação completa [PDF]

 

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo