A Assembleia Geral de Associados do Instituto Centro de Vida (ICV) elegeu a nova diretoria responsável pela condução da instituição pelo período de 2021 a 2024. Pela primeira vez, a instituição tem uma diretoria composta apenas por mulheres.
No cargo de diretora-adjunta das duas últimas formações, Alice Thuault assumirá a direção executiva, Katy Knapp segue na direção administrativa e Camila Horiye Rodrigues, coordenadora do Programa de Negócios Sociais, inaugura na gestão como diretora adjunta.
À frente do instituto por dois mandatos no cargo executivo, de 2015 a 2021, Renato Farias seguirá o trabalho na instituição como coordenador.
“Renato fez um trabalho memorável que terei a honra e responsabilidade de levar adiante. É difícil descrever fielmente o que foram os anos sob a direção executiva do Renato. Costumo resumi-los desejando a todos um dia a oportunidade de trabalhar com ele”, comenta Alice.
Alice Thuault integrou a equipe do ICV em 2007 e desde então trabalha com temas relacionados à Transparência Florestal e Políticas Ambientais. É graduada em ciências políticas no Institut d´Etudes Politiques (Sciences Po) em Rennes, na França, com mestrado em Antropologia da Universidade de Aix en Provence (Aix-Marseille I).
Novata na diretoria da instituição, Camila Rodrigues carrega a experiência de 14 anos de trajetória no ICV.
Com foco nas áreas da agricultura familiar e agroecologia durante toda a atuação profissional, Camila atuou como educadora, técnica de campo, gestora de projetos e consultora, e, mais recentemente, como coordenadora do Programa de Negócios Sociais.
É graduada em engenharia florestal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem especialização em Gestão Integrada de Sistemas Socioecológicos da Produção Familiar na Amazônia pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e é e mestre em Ecologia Interdisciplinar pela University of Florida.
“Me sinto feliz pelo momento de sair também de uma zona de conforto e olhar para outros campos de atuação da instituição. Será uma jornada de aprendizagens e me alegra compor, junto com Alice e Katy, uma gestão de mulheres e dar continuidade ao trabalho incrível que o ICV tem feito nos últimos anos de maturidade institucional”, diz Camila.
Na diretoria administrativa, Katy Knapp segue na gestão à frente dos processos administrativos. Katy é formada em Administração e entrou na na organização como estagiária em 2006, construindo no ICV, ao longo dos anos, sólida experiência em administração do terceiro setor.
Renato reafirma a confiança na nova gestão. “Foi incrível a oportunidade de ficar seis anos junto com Alice e Katy e passar essa gestão para três pessoas espetaculares e que, sem dúvidas, vão colocar a instituição num patamar ainda mais elevado”, comenta.
MUDANÇAS NO CONSELHO
Com a tarefa de orientar a administração, com definição de políticas de ação, captação de recursos, organização interna e política de cooperação com outras instituições, o Conselho do ICV também passou por mudanças.
Com paridade de gênero no conselho e lideranças do movimento negro e indígena como novas integrantes, o ICV embarca em uma fase de maior diversidade na tomada de decisões da instituição.
“Quanto maior a governança dentro do ICV que reflete a diversidade da sociedade mato-grossense e dos desafios a serem enfrentados, mais preparados estaremos para propor soluções inovadoras”, afirma Alice.
Confira as novas integrantes do Conselho, que devem ser nomeadas oficialmente até dezembro.
Gisele Neuls
Jornalista com 20 anos de experiência em meio ambiente, ciência, clima, floresta e agronegócio, estudo no programa de doutorado em Comunicação na Michigan State University. Proprietária da agência de comunicação Matiz Caboclo, especializada em clientes que trabalham com temáticas socioambientais e agropecuária sustentável.
Natalie Unterstell
Presidente do Instituto Talanoa. Natalie tem mestrado em administração pública pela Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard e graduação em administração de empresas na Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Atuou em governos federal e estaduais, onde apoiou a construção de políticas públicas, incluindo o mais ambicioso programa de adaptação à mudança do clima já realizado no país, o Brasil 2040, como diretora na SAE/Presidência da República. Contribuiu como negociadora do Brasil nos assuntos de mudança do clima na ONU e Secretária Adjunta do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC). É membro do Painel de Acreditação do Green Climate Fund e co-fundadora e membro de diversos projetos e organizações, como a Política Por Inteiro. Ativa em mídias sociais, é colunista da Revista Época e do Capital Reset, e uma frequente articulista e comentarista na imprensa nacional e internacional.
Severiá Maria Idioriê
59 anos, do povo Iny /Karajá e Javaé, Mãe de Menina, Ambientalista, Tradutora cultural, Educadora Efetiva de Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Indígena de Educação Básica Samuel Sahutuwe, aldeia Eteniritipa, Terra Indígena Pimentel Barbosa, Canarana/MT, Co-fundadora da aldeia Wede’rã, da Associação Aliança dos Povos do Roncador, do Ponto de Cultura Apowe e da Escola Estadual Indígena de Educação Básica Etenhiritipá. Colaboradora no Projeto Uho – Manejo de Animais Cinegéticos e da Vivência ‘Unhã. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Goiás, Especialista em Educação Escolar Indígena pela UNEMAT/Barra do Bugres – MT, Mestra em Educação pela UFMT. Escritora e Palestrante.
Karin Teixeira Kaechele
Atua como Especialista em Gestão de Recursos Naturais no Banco Mundial.
Jorcelina Ferreira
Área equivalente a quase 2 vezes o estado de Sergipe foi atingida pelo fogo na Amazônia Legal, de janeiro até 7 de agosto de 2022. A análise é do Instituto Centro de Vida (ICV), elaborada...
ver maisÀs vésperas da virada para o século 21, Vitória da Riva, considerada a primeira conservacionista de Alta Floresta, conversava com Sérgio Guimarães, um dos fundadores do Instituto Centro de Vida (ICV). Há pouco, um novo...
ver maisNos primeiros anos da Cooperativa de Hortifrutigranjeiros de Paranaíta (Coopervila), as frutas eram despolpadas no liquidificador. Em seguida, coadas em um pano para depois serem embaladas e comercializadas. O agricultor familiar Sulivan da Silva se...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo