12 maio 2016
Notícias

ICV deve atuar com direitos sociais e ambientais em Projeto de Revitalização de Assentamento em Paranaíta

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Raquel Olsen*

Com o objetivo de atuar na preservação do meio ambiente, o Instituto Centro de Vida (ICV) firmou parceria com o Projeto de Revitalização do Assentamento São Pedro, lançado nesta terça-feira (10), no município de Paranaíta.

O projeto prevê o investimento de R$ 8 milhões em serviços prestados para o assentamento, que envolvem recuperação de áreas degradadas, capacitação dos assentados para utilização de manejos sustentáveis e promoção da diversificação produtiva dos moradores.

O recurso foi adquirido através da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, como forma de compensação de impacto social.

De acordo com o prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto, o Assentamento São Pedro, que possui aproximadamente 800 famílias, foi escolhido para o projeto por ser um assentamento modelo, pois já está regularizado, no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e georreferenciado, através de um trabalho realizado pelo ICV no local.

Além dos direitos sociais do assentado, o ICV, em parceria com a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), deve trabalhar na recuperação de nascentes, zoneamento ambiental, plantio de mudas, capacitação e assistência técnica.

“Muitas famílias não teriam condições de estar recuperando terras que estão degradadas e então o projeto vem para apoiar”, afirma José Domingos Nunes, o Biro Biro, vereador de Paranaíta e morador do assentamento.

Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa de Municípios Sustentáveis do ICV, destaca que é fundamental haver parceria para a execução dos trabalhos, na expectativa de que o assentamento seja mais produtivo, sem desmatamento e, com isso, agregue valor à sua produção.

*Raquel Olsen, estagiária sob supervisão da jornalista Raíssa de Deus Genro

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo