Mauren Lazzaretti (Sema) e Alice Thuault (ICV) assinam Termo de Cooperação Técnica – Foto por: Sema-MT
O ICV assinou nesta semana um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) para dar suporte a iniciativas de combate às mudanças climáticas e de apoio à ações de valorização das florestas. A cooperação tem validade de dois anos.
Com o acordo, o ICV poderá trabalhar ativamente no planejamento e execução do projeto Valorizando as Florestas de MT, que busca consolidar a pauta da floresta em pé. O projeto é financiado pelo GCF Task Force (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas) e executado via Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O trabalho vai se apoiar na produção de informações-chave para o monitoramento da política da REDD+ (mapeamentos de vegetação, de vulnerabilidade e a plataforma de transparência) e no fortalecimento dos espaços de decisão e participação, como o GT REDD, o Fórum de Mudanças Climáticas e as discussões sobre o REM.
“A produção e divulgação de informações-chave é fundamental para que todos os atores sociais de Mato Grosso tenham condições de participar das discussões sobre o desenvolvimento do nosso estado de forma qualificada”, aponta Alice Thuault, diretora adjunta do ICV.
A cooperação também abrange a produção conjunta de um diagnóstico da situação de implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Mato Grosso. O Valida CAR prevê atividades como o levantamento dos custos de análise e validação dos cadastros e de potenciais financiadores para o trabalho.
O mapeamento das áreas de exploração de madeira ilegal no estado também faz parte das atividades previstas. O projeto Valida CAR é financiado pela Fundação Gordon e Betty Moore.
Não haverá transferência de recursos entre as duas instituições – ICV e SEMA-MT. Cada uma trabalhará com seus próprios recursos na execução dos projetos.
O trabalho conjunto, no entanto, garante mais eficiência à execução dos projetos, facilitando o acesso a dados e informações e proporcionando ambiente seguro e respeitoso de diálogo entre a instituição e o Governo.
A produção de café é o forte da Associação Comunitária Rural de Sol Nascente, em Alta Floresta. Por mês, sacas e mais sacas do grão são beneficiadas para comercialização. Mas, para além do pó torrado...
ver maisParaíso turístico e terceira maior baía do Pantanal, a Baia de Chacororé, localizada no município de Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá), perdeu mais da metade de sua área em 2020. Os dados foram...
ver maisO Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS) de Alta Floresta, na Amazônia mato-grossense, entregou a proposta do Projeto de Lei para criação do Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF) ao prefeito do...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo