13 mar 2012
Notícias

Cotriguaçu é tema para curso de Pós Graduação

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Gustavo Nascimento/ICV

Entre os dias 3 e 11 de março foi realizado em Chapada do Guimarães o terceiro módulo do curso Gestão Colaborativa de Sistemas Sócio- Ecológicos-Econômicos na Amazônia Brasileira’, oferecido pela parceria entre a Unemat e a Universidade da Flórida. O tema deste módulo foi: Avaliar os impactos das decisões dos atores e das políticas públicas na paisagem regional.

O curso é baseado em três eixos, teoria, prática e educação. Esses eixos dão embasamento para as duas principais referências do curso: Cotriguaçu como um sistema sócio ecológico complexo e a gestão socioambiental que requer a participação e o diálogo entre diversos grupos de atores sociais. Por isso, os módulos do curso de pós-graduação estão reunindo um grupo interdisciplinar de universidades, governo, setor privado e movimentos sociais, num exercício de construção de processos colaborativos para compatibilizar interesses diversos na gestão participativa deste sistema.

Para Renato Farias, coordenador do programa de Conservação e Serviços Ecossistêmicos do Instituto Centro de Vida – ICV e um dos participantes do curso, a oportunidade de ouvir as perspectivas dos protagonistas permite um entendimento das decisões que cada um faz levando em consideração valores, motivações, interesses e posições que muitas vezes não aparecem em outros estudos. “O curso permite ainda uma multiplicidade de ideias entre atores e instituições que contribui diretamente em nosso dia a dia. Cada participante poderá aplicar os conteúdos e métodos desenvolvidos no curso em seus projetos de pesquisa e trabalhos pessoais”, afirma o coordenador que destaca ainda que o diferencial do curso é a maneira como ele é construído com estratégias pautadas no entendimento de Participação e Colaboração.

O último módulo presencial da pós graduação está previsto para acontecer entre os dias 8 e 18 de julho na cidade de Cotriguaçu.

O Curso

O curso tem a duração de dois anos, teve início em julho de 2010 e previsão de encerramento é para julho de 2012. Ele foi dividido em 4 módulos: Introdução ao sistema sócio-ecológico-econômico regional e contato com os atores locais; Entender o processo de tomada de decisão de diversos atores regionais relativo ao uso e manejo de recursos naturais e os fatores que o influenciam; Avaliar os impactos das decisões dos atores e das políticas públicas na paisagem regional e Construir cenários e apresentar aos atores e instituições para informar ações e políticas para a região.

Produtos: Durante o curso estão sendo realizados trabalhos em grupos ligados aos diversos setores locais: produção florestal, pecuária, agricultura familiar, recursos hídricos e povos indígenas. Entre as etapas presenciais, os participantes executam atividades nas suas regiões de origem, ligadas a projetos individuais de ensino, pesquisa e/ou extensão. Ao final do curso, os participantes apresentarão o resultado de seus estudos, que devem ser disponibilizados para a região e divulgadas em publicações científicas.

Realização: Universidade do Estado do Mato Grosso e Universidade da Flórida

Instituições colaboradoras: Instituto Centro de Vida – ICV e Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso – SEMA-MT

Instituições dos participantes: Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT; Universidade Federal do Amazonas – UFAM; Universidade Federal de Rondônia – UNIR; Universidade Federal do Tocantins – UFT; Universidade da Flórida – UF; Instituto Centro de Vida – ICV; Instituto Ouro Verde – IOV; Operação Amazônia Nativa – OPAN; Secretaria do Estado de Meio Ambiente – SEMA-MT; Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários de Cotriguaçu.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo