Comitê executivo do PMS define metodologia de devolutiva dos planos de metas aos municípios

23 out 2015
Notícias

Comitê executivo do PMS define metodologia de devolutiva dos planos de metas aos municípios

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
[ssba-buttons]

O Comitê Executivo do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis (PMS) realizou, nesta quinta-feira (22), uma oficina para criação da metodologia de devolutiva dos Planos de Metas aos municípios. Usando como referência os sete Planos de Metas dos municípios que integram o Consórcio Portal da Amazônia, o grupo cruzou os programas, políticas e ações das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura Familiar (Seaf) que contemplam as demandas de cada um.

De acordo com Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), a partir desse exercício, de cruzar programas e projetos já existentes com as demandas enviadas pelos municípios, é possível definir as próximas etapas rumo a implementação efetiva do PMS.  “Com o cruzamento dessas informações será possível saber que demandas já são passíveis de serem atendidas e quais estão descobertas para, então, definirmos os próximos passos no sentido de buscar financiamento para isso”, disse ela.

Valmir Ortega, consultor do PMS, explica que a metodologia usada para o cruzamento das demandas inseridas nos Planos de Metas com as atividades do Estado e das organizações da sociedade civil nessas regiões servirá de base para a resposta do Comitê Gestor aos outros Consórcios. “Este é o primeiro passo e o mais demorado, porque precisávamos definir que metodologia seria usada para dar a devolutiva aos 30 municípios que enviaram seus Planos de Metas. A partir do piloto com os municípios do Portal da Amazônia vamos replicar para os outros consórcios”, reforçou.

Vania Márcia Cezar, superintendente de Educação Ambiental da Sema-MT, disse que a integração das ações do Estado com a sociedade civil no âmbito do PMS reduz os custos financeiros e otimiza os resultados. “Integrações como essa, em que podemos casar as diversas ações, programas e políticas das secretarias de Estado com a sociedade civil, reduzem os custos financeiros e de recursos humanos ao mesmo tempo em que otimiza o trabalho, trazendo resultados satisfatórios aos municípios”, ressaltou.

A devolutiva dos Planos de Metas do Consórcio Portal da Amazônia será apresentada no dia 18 de novembro, no município de Peixoto de Azevedo. A apresentação dos demais consórcios será feita em 27 de novembro, na reunião ordinária do Comitê Gestor.

 

Regularização fundiária

Na última quarta-feira (21) o Comitê Executivo do PMS se reuniu com José Adolpho de Lima Avelino Vieira, secretário Adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional da Casa Civil, para validar o organograma do projeto Terra a Limpo: regularização fundiária nos municípios mato-grossenses, apresentado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto tem o objetivo de reduzir os conflitos de terra, aumentando a segurança jurídica, valorizando a agricultura familiar e diminuindo os desmatamentos ilegais nos municípios de Mato Grosso.

Atendendo as exigências do BNDES de que um servidor de carreira do Estado seja o coordenador do projeto, a Casa Civil indicou a analista de Meio Ambiente da Sema, Eulinda Lopes, como coordenadora do Terra a Limpo. Nos próximos dias será nomeada a equipe executiva do projeto e, na sequência, ele será protocolado oficialmente.

De acordo com Eulinda Lopes, a meta agora é fazer a articulação para a aprovação do projeto. “Assim que a minha nomeação como coordenadora do projeto Terra a Limpo for publicada, vamos preparar a Carta Consulta para protocolar no BNDES”, explicou.

Segundo Irene Duarte, esse é mais um passo rumo à implementação do PMS. “É importante o governo se apropriar cada dia mais do Programa. O eixo de regularização fundiária do PMS acaba de dar mais um importante passo e avança para conseguir financiamento para implantar a governança fundiária em Mato Grosso”.

O projeto Terra a Limpo: regularização fundiária nos municípios mato-grossenses deverá ser protocolado pelo secretário do Gabinete de Articulação Regional, Eduardo Moura, e o chefe da Casa Civil, Paulo Taques, junto ao BNDES até a primeira quinzena de novembro.

Saiba mais sobre o Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis aqui.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

[ssba-buttons]

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade

Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb

Jojobet Girişnieuwsmatbetdeneme bonusuDeneme Bonusu Veren SitelerDeneme Bonusu Veren Sitelercasibommeritkingcasibombetparkcasinoroyaljojobetbetparkbetpark girişGrandpashabetgrandpashabetholiganbetGrandpashabetholiganbetbetciograndpashabetGrandpashabetGrandpashabetGrandpashabetgrandpashabetcasibomjojobettimebetjojobet girişUltrabetbetciomatbetdeneme bonusudeneme bonusu veren sitelerMariobetMadridbetMadridbetMadridbetgrandpashabetHoliganbetcasibomgrandpashabet girişJojobetcasibomjojobetcasibomcasibomultrabetgrandpashabetultrabetgrandpashabet girişcasinoroyalbetciograndpashabet girişcasibom girişgrandpashabet girişgrandpashabetgrandpashabetholiganbet Jojobet GirişCasibom Girişjojobet girişjojobetgrandpashabet güncel girişgrandpashabetgrandpashabetgrandpashabet