Djhuliana Mundel / ICV
O governador Silval Barbosa garantiu que o Estado será parceiro no desenvolvimento do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, apresentado nesta segunda-feira, durante reunião em Cuiabá. “Colocamos nossas ferramentas e secretarias à disposição para que o programa seja desenvolvido de forma rápida”, disse.
A proposta foi apresentada por representantes do Comitê Articulador, criado em julho deste ano durante o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, com objetivo de trabalhar na estruturação de uma proposta de programa estadual que apoie e promova o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica e da redução do desmatamento e degradação ambiental.
Valmir Ortega, consultor do Fundo Vale para o tema, disse que a proposta já conta com o apoio das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Rural (Sedraf) e, agora, conseguiu o aval do governador. “O programa precisa de um maior engajamento do Estado nesse processo de elaboração, o que foi garantido pelo governador”, explicou.
Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), ressaltou que a disposição do governador em colaborar com os trabalhos do Comitê agrega valor a proposta que está sendo elaborada. “O Comitê articulador do programa de municípios sustentáveis de Mato Grosso é multissetorial e precisa do envolvimento dos atores locais, estaduais e federais para realmente se tornar uma política pública”, reforçou.
Nos dias 26 e 27 de novembro, representantes do Comitê participarão de uma Oficina no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, com o objetivo de conhecer os programas do governo federal que tenham relação com a proposta mato-grossense.
Comitê Articulador – Em julho de 2013, o ICV, em parceria com a The Nature Consersancy (TNC) e o Instituto Socioambiental (ISA), realizou o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. Como encaminhamento desse evento, foi organizado um grupo para dedicar-se a elaboração de uma proposta de Programa de Municípios Sustentáveis para o estado de Mato Grosso, formalizando, assim, o Comitê Articulador, que conta com 12 integrantes oriundos de consórcios intermunicipais, de órgãos estaduais, federais e organizações da sociedade civil.
Confira o documento apresentado ao governador.
Veja o vídeo reportagem do evento aqui:
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria em comunicação para o Observatório Socioambiental de Mato Grosso (Observa-MT). A pessoa contratada para a consultoria irá acompanhar as atividades do Observa-MT e...
ver maisFortalecer organizações da agricultura familiar prejudicadas durante a pandemia da Covid-19. Este é o objetivo do Amazônia Viva Alimenta (AVA), lançado oficialmente durante transmissão ao vivo na noite desta quinta (10). Com financiamento da União...
ver maisEntender as práticas que regularizam as terras em Mato Grosso é essencial para aumentar o controle sobre as terras públicas no estado, combater a grilagem e o desmatamento associado à essa prática. Foi o que...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo