23 jul 2010
Notícias

Atores sociais da Amazônia fazem curso da Unemat e Universidade da Flórida

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais
– Augusto Pereira / Estação Vida
Participantes do curso de Pós-graduação “Gestão Colaborativa de Sistemas Sócio- Ecológicos-Econômicos na Amazônia Brasileira” foram hoje (23) para Cotriguaçu num comboio de seis carros. Gente de toda a Amazônia vai se reunir na cidade, do Noroeste de Mato Grosso, para o curso promovido pela Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e Universidade da Flórida.  O curso teve início no dia 19 de julho, em Alta Floresta, com diversos atores sociais de vários lugares da Amazônia e contará com um evento no dia 23, na Câmara Legislativa Municipal de Cotriguaçu.
O curso tem caráter de especialização e dele participam gestores municipais e professores de universidades amazônicas. A abordagem envolve os processos sociais e ecológicos da região. Já a metodologia é inovadora: a partir dos depoimentos de cada um, vai se construindo paisagens e remontando a história recente da ocupação da Amazônia. Ou seja, com atores diversos é possível colher muitas visões diferentes e dessa forma ter uma compreensão que vai além dos textos ou da opinião de um indivíduo.
Os participantes são lançados a desafios que envolvem facilitação de processos e estudos de conflitos. O foco desse módulo é Introdução à Teoria de Sistemas e Atores sociais e tem como produto os dados para contar a história do município de Cotriguaçu. Serão cinco módulos de 15 dias, realizados até o final do ano. Entre cada módulo há atividades que os participantes deverão desenvolver sob orientação dos coordenadores.
Segundo Simone Athayde, Drª da Universidade da Flórida e uma das coordenadoras do curso, os campos social e ecológico englobam toda atividade humana e a natureza em que ela acontece. Ainda assim, os participantes pediram para incluir o termo “econômico” no nome do curso, pois enfatiza a preocupação com o desenvolvimento da região.
O curso “Gestão Colaborativa de Sistemas Sócio- Ecológicos-Econômicos na Amazônia Brasileira” é apoiado pelo Instituto Centro de Vida, que desenvolve um projeto piloto de REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) em Cotriguaçu.
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo