Andrés Pasquis / Especial para ARA
Na última segunda feira (21), no meio da efervescência da Rio+20, vários representantes de organizações que integram a Articulação Regional Amazônica (ARA) falaram dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em evento realizado no Teatro Maria Clara Machado. Tais objetivos, definidos pela Organização das Nações Unidas no ano 2000, tem como proposito elaborar metas e indicadores para orientar e medir progressos que são ou deveriam ser feitos em questões socioambientais nas regiões mais pobres do mundo como também naquelas em desenvolvimento. Neste caso particular, a ARA assumiu tamanha responsabilidade para a região amazônica, que engloba nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Durante a apresentação dos ODMs, houve a oportunidade de ouvir os encargados da ARA Bolívia, Equador e Peru, que falaram sobre os avanços realizados, informaram sobre os progressos ainda por fazer e alertaram sobre os aspetos mais drásticos próprios a cada pais.
Esses dados foram expostos por Juan Fernando Reyes (Herenria – Bolívia), Janett Ulloa (EcoCiencia – Ecuador), Karina Pinasco (AMPA – Peru) e Mariana Vedoveto (Imazon – Brasil).
No entanto, houve uma intervenção particular vinda da Colômbia, que decidiu expor um ponto de vista diferente sobre os ODM. Martin von Hildebrand, etnólogo diretor da Fundación Gaia Amazonas, sem negar a importância do projeto da ONU e da ARA, expôs uma preocupação relativa a forma e conteúdo do estudo. Ou seja, para ele é obvio que todo mundo concorda com os oito objetivos a serem alcançados, e que evocam características, em teoria, consideradas imprescindíveis pelo modelo de sociedade no qual vivemos, como a educação, o emprego, o desenvolvimento, etc.
Entretanto, segundo Hildebrand, é preciso, primeiramente entender, que já não é possível voltar atrás com relação ao cenário atual e, então, que a prioridade é encontrar soluções para frear o processo destrutivo que caracteriza nosso sistema, buscando adaptar-se ao mundo que criamos. Num segundo momento, imediatamente conectado ao primeiro, é fundamental parar de considerar nosso sistema como superior a qualquer outro.
De acordo com o etnólogo, nossos esforços para tentar melhorar o estado das coisas têm que excluir nossa visão etnocentrista do mundo, uma visão que normaliza a imposição de nossas ideias impedindo-nos de escutar outros pontos de vista. “Quem sabe por uma vez deveríamos aprender a ouvir, em lugar de falar”, disse o ambientalista, varias vezes premiado em questões parecidas.
É possível ter acesso aos ODMs no site do Imazon.
Baixa precisão em base de dados geográficos é o principal gargalo para aplicação plena do CAR Digital em Mato Grosso, aponta nota técnica produzida pelo Instituto Centro de Vida (ICV) divulgada nesta quarta-feira (7). O...
ver maisDe 4 e 8 de dezembro de 2025, foi realizado o segundo módulo do curso Defensores e Defensoras das Águas do Tapajós, na Chácara Ypê, em Santarém - PA. O encontro reuniu mais de 20...
ver maisAs regras do mercado global estão intensificando o foco em cadeias de suprimentos livres de desmatamento e com conformidade legal. Apesar dos atrasos na sua implementação, a EUDR (regulação da União Europeia para produtos livres...
ver maisRua Pres. Castelo Branco, 510, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-430
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb
