23 abr 2012
Notícias

Alta Floresta assina Pacto de Município Verde

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

– Daniela Torezzan / ICV

Após sair da lista de municípios críticos para o desmatamento na Amazônia, o próximo passo é construir uma economia sustentável

Nos dias 03 e 04 de maio, o município de Alta Floresta, localizado na região norte de Mato Grosso, realiza um evento histórico no esforço de combate ao desmatamento na Amazônia.

O Seminário Estratégias e Projetos para um Município Verde na Amazônia contará com a participação de representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais, produtores rurais e sociedade civil em geral, marcando uma nova trajetória de desenvolvimento econômico pautada na sustentabilidade. Além da apresentação e avaliação dos resultados dos projetos de recuperação de nascentes e matas ciliares desenvolvidos com o apoio do Fundo Amazônia, o evento terá a entrega coletiva de documentos de regularização ambiental e fundiária, o lançamento de um programa de incentivo às atividades econômicas geradoras de serviços ambientais e de um programa de pecuária integrada de baixo carbono, e a assinatura do Pacto de Município Verde, que integra e consolida todas essas iniciativas.

A assinatura do Pacto é o segundo passo decisivo dado pelo município rumo a uma economia mais sustentável. O primeiro foi a saída da lista de municípios críticos para o desmatamento na Amazônia, criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que foi conseguida com redução drástica das taxas de desmatamento e a inclusão de 80% de sua área no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O anúncio oficial será feito durante o evento pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta, o município já realizou mais de 2.500 projetos de CAR (Cadastro Ambiental Rural), tem 1.200 propriedades rurais em processo de georreferenciamento e mais de 1.000 nascentes em recuperação.

Todas essas ações no município são desenvolvidas numa parceria entre prefeitura municipal, setores econômicos, organizações não-governamentais e a sociedade em geral, consolidando um modelo de atuação integrado para vencer os desafios socioambientais dos municípios amazônicos.

Para conferir o folder do evento Clique Aqui.

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo