Nos dias 27 e 28 de setembro ocorreram oficinas para a “articulação da comercialização dos agricultores familiares do médio norte”, no assentamento Ena e no assentamento Entre Rios com os grupos: Associação Grupo de Trabalho União e Vida do Assentamento Ena e APROGER. Foi abordada a questão da necessidade de uma melhor organização e articulação dos agricultores envolvidos nos projetos Padeq e Governança Florestal pelos 7 anos de história.
As oficinas foram realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STRLRV), Instituto centro de Vida (ICV) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) e é resultado de uma primeira reunião ocorrida em Sinop envolvendo nove municípios.
Durante os encontro foram discutidos os contextos em que está inserida a agricultura familiar. A região Médio Norte, baseada na produção em larga escala – o agronegócio – não valoriza a agricultura familiar, marginalizando-a e omitindo-a de seu papel fundamental na produção de alimentos. A grande contradição está evidente quando dados demonstram que Mato Grosso importa mais de 75% de todos os alimentos consumidos no estado.
Para Vivian Franco, educadora de práticas sustentáveis do ICV, tão importante quanto trabalhar as questões ambientais é criar condições para fortalecer as formas de organização e produção das comunidades e agricultores locais, buscando a sustentabilidade socioeconômica no território.
Neste sentido, de acordo com ela, os agricultores familiares do Médio Norte de Mato Grosso realizaram o encontro, com o apoio do STRLRV, para fortalecer a organização da comercialização dos seus produtos, a sua formação política e fortalecer a sua busca pela qualidade de vida. “Esse é um projeto de agricultores familiares camponeses que acreditam na agroecologia e na economia solidária”, disse.
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu processo seletivo para a contratação de consultoria especializada em serviços de contabilidade para a Rede de Produção Orgânica Amazônia Mato-grossense (REPOAMA), em Alta Floresta. O serviço consiste em...
ver maisApesar de uma redução de 14% em relação ao período anterior, a taxa de desmatamento anual em Mato Grosso segue muito elevada, acima das médias registradas entre 2009 e 2020 e muito aquém do necessário...
ver maisMato Grosso tem estampado manchetes nacionalmente ao figurar como um dos estados ameaçados pelo fogo que avança sobre o bioma Pantanal. Abarcando três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal –, sofre ainda graves ameaças ambientais...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo