Djhuliana Mundel / ICV
O governador Silval Barbosa garantiu que o Estado será parceiro no desenvolvimento do Programa Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, apresentado nesta segunda-feira, durante reunião em Cuiabá. “Colocamos nossas ferramentas e secretarias à disposição para que o programa seja desenvolvido de forma rápida”, disse.
A proposta foi apresentada por representantes do Comitê Articulador, criado em julho deste ano durante o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis, com objetivo de trabalhar na estruturação de uma proposta de programa estadual que apoie e promova o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança pública municipal, da promoção da segurança jurídica e da redução do desmatamento e degradação ambiental.
Valmir Ortega, consultor do Fundo Vale para o tema, disse que a proposta já conta com o apoio das secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Rural (Sedraf) e, agora, conseguiu o aval do governador. “O programa precisa de um maior engajamento do Estado nesse processo de elaboração, o que foi garantido pelo governador”, explicou.
Irene Duarte, coordenadora da Iniciativa Municípios Sustentáveis do Instituto Centro de Vida (ICV), ressaltou que a disposição do governador em colaborar com os trabalhos do Comitê agrega valor a proposta que está sendo elaborada. “O Comitê articulador do programa de municípios sustentáveis de Mato Grosso é multissetorial e precisa do envolvimento dos atores locais, estaduais e federais para realmente se tornar uma política pública”, reforçou.
Nos dias 26 e 27 de novembro, representantes do Comitê participarão de uma Oficina no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, com o objetivo de conhecer os programas do governo federal que tenham relação com a proposta mato-grossense.
Comitê Articulador – Em julho de 2013, o ICV, em parceria com a The Nature Consersancy (TNC) e o Instituto Socioambiental (ISA), realizou o I Seminário Mato-grossense de Municípios Sustentáveis. Como encaminhamento desse evento, foi organizado um grupo para dedicar-se a elaboração de uma proposta de Programa de Municípios Sustentáveis para o estado de Mato Grosso, formalizando, assim, o Comitê Articulador, que conta com 12 integrantes oriundos de consórcios intermunicipais, de órgãos estaduais, federais e organizações da sociedade civil.
Confira o documento apresentado ao governador.
Veja o vídeo reportagem do evento aqui:
Agricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) passaram nos últimos meses por uma nova etapa de avaliação da conformidade orgânica. As visitas técnicas identificaram que 31 famílias da região...
ver maisA maior área desmatada na Amazônia em 2022 foi registrada em Colniza, município no interior de Mato Grosso, localizado a 1,042 km da capital Cuiabá. A informação consta no Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2022)...
ver maisEm meio aos efeitos mundiais das mudanças climáticas, a 28ª edição da Conferência das Partes (COP) da Organização das Nações Unidas (ONU) é realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com ampla programação dos dias...
ver maisRua Pres. Castelo Branco, 510, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-430
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-2844
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida | Política de Privacidade
Concepção e Design: Matiz Caboclo | Manutenção e atualização: Kasterweb
