Vozes dos Atingidos do Fórum Teles Pires completa 10 depoimentos

Vozes dos Atingidos do Fórum Teles Pires completa 10 depoimentos

O Projeto Vozes dos Atingidos, do Fórum Teles Pires (FTP), com apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), completou a postagem de dez depoimentos no seu canal do youtube, hoje (26/06), após o início em fevereiro deste ano. Esta iniciativa audiovisual teve como propósito abrir um canal democrático e dar maior visibilidade a representantes de povos indígenas que vivem na Bacia do Teles Pires, no Mato Grosso e Pará, para que pudessem expor suas reivindicações, narrativas e dúvidas sobre os impactos dos processos de implementação de usinas hidrelétricas na região, que afetam o seu dia a dia.

Os entrevistados trataram desde questões sobre a qualidade da água e a segurança alimentar, como a manutenção do patrimônio imaterial, sob a ótica dos direitos indígenas a socioambientais. Os indígenas solicitam respostas das empresas e de órgãos responsáveis a respeito destas pautas e querem um retorno a respeito de quem cabe a responsabilidade para as soluções. Os depoimentos mais recentes, postados nesta segunda-feira, são de Basílio Waro Munduruku, de Eliano Waro Munduruku e de Paulo Kayabi (vejam abaixo, as dez entrevistas no canal do youtube do FTP).

O FTP é uma mobilização apartidária, que visa apoiar a defesa dos direitos de populações vulneráveis afetadas na Bacia Hidrográfica do Teles Pires, por empreendimentos de infraestrutura, em especial de matriz hidráulica. O objetivo principal é facilitar a autonomia de diálogo e debate por parte dessas populações atingidas no processo, desde a concepção do modelo da matriz elétrica até as diferentes etapas, como também acesso às informações junto aos empreendedores, à gestão pública e aos órgãos da justiça.

Confira os depoimentos:
Judite Apiaká
Iandra Waro Munduruku
Arlindo Kayabi
Valmir Waro Munduruku
Atú Kayabi
Laureci Muo Munduruku
Valmira Kirixi Munduruku
Basílio Waro Munduruku
Eliano Waro Munduruku
Paulo Kayabi

Veja também:
Bacia do Tapajós é uma das mais ameaçadas por hidrelétricas na Amazônia, segundo estudo publicado na Nature
Povos indígenas do Teles Pires querem sair da invisibilidade nos processos de licenciamentos hidrelétricos
Vozes dos Atingidos chega ao sétimo depoimento e continua em junho
Fórum Teles Pires dá início a projeto audiovisual Vozes dos Atingidos