16 nov 2015
Notícias

Contagem regressiva: sociedade se mobiliza em lançamento de campanha pela sustentabilidade de Cotriguaçu, no dia 20 de novembro

Autor: Assessoria de comunicação

Compartilhe nas redes sociais

fotoconvitecampanha

A Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade será lançada no próximo dia 20 de novembro, das 18h às 21h, no salão paroquial de Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense. A proposta teve início em agosto deste ano, por meio de um grupo da sociedade civil, com o objetivo de elaborar propostas de ações contínuas para construir a identidade de Cotriguaçu como município sustentável, com gestão participativa. Os integrantes da mobilização são de diversos segmentos, entre eles, da agricultura familiar, dos conselhos municipais, da educação, do meio ambiente, do terceiro setor e do comércio.

O objetivo é multiplicar ações e resultados positivos de práticas sustentáveis já existentes no município; sensibilizar a população sobre a importância do uso racional dos recursos naturais; desenvolver uma mobilização contínua da sociedade para participar do processo e implementar compromissos setoriais firmados na Carta Cotriguaçu Sempre Verde. No documento, são tratados temas com relação à formação de capital social e humano, pecuária, turismo, agricultura familiar, serviços básicos, regularização fundiária, áreas verdes urbanas, áreas protegidas, água e redução do desmatamento e degradação florestal.

A campanha propõe, ainda, um alinhamento com as metas previstas no Programa Mato-Grossense de Municípios Sustentáveis, do qual a cidade faz parte, tendo como objetivo também sair da lista do Ministério do Meio Ambiente como um dos municípios que historicamente mais desmatam na Amazônia.

Segundo o grupo mobilizador, um dos caminhos é reforçar ações propositivas que servirão de inspiração a novas ações. Como a do projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio e monitoramento do Conselho Municipal de Meio Ambiente, financiado pelo BNDES/Fundo Amazônia.

As ações da campanha poderão ocorrer em várias frentes, como a difusão de boas práticas socioprodutivas, valorização dos produtos locais e belezas locais, mutirões que envolvam a comunidade e o poder público em benefício da qualidade de vida da população, reforço de ações de educação socioambiental e implementação de projetos de recuperação de áreas degradadas, entre outros. Ao mesmo tempo, a campanha pretende enfatizar o potencial estratégico de Cotriguaçu como referência de município que está buscando um desenvolvimento socioeconômico aliado com a conservação dos recursos naturais, em uma região de fronteira da Amazônia Legal e com alto índice de cobertura florestal.

No próximo dia 20, serão esclarecidos os objetivos da iniciativa e explicadas algumas das propostas de ações para a comunidade local. Um dos resultados esperados é a formação de um fórum, como espaço de discussão democrático e de consolidação de diálogo e ações, envolvendo a comunidade, o terceiro setor e os três poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário).

Ao mesmo tempo, será realizada uma programação cultural diversificada, com encenação teatral com temática socioambiental, feira de produtos da agricultura familiar e lançamento do concurso de fotografia “Meu Juruena e seus afluentes”, aberto à sociedade local, como incentivo à conservação dos recursos hídricos. No saguão estará sendo exposta a mostra fotográfica “Juruena Eterno”, de Thiago Foresti, sobre o principal rio da região, realizada pela Forest Comunicação com apoio da Campanha.

No evento, também haverá a participação de cinco escolas públicas do município, municipais e estaduais (veja abaixo), que se integram à campanha com a apresentação de uma mostra cultural, que envolve alunos da educação infantil ao ensino médio.

A mobilização tem a colaboração do Instituto Centro de Vida (ICV), por meio do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.

A campanha também está sendo apoiada pela Prefeitura Municipal de Cotriguaçu e por diferentes organizações, como ONF-Brasil, Distribuidora de Bebidas Cotriguaçu, Padaria Tradição, Sicredi, Supermercados Casa Nostra e Ribeiro, Associação Espírita Lar das Orquídeas e Rádio Comunitária Arco-Íris e por pessoas físicas que estão contribuindo individualmente com o movimento. (SSR)

SERVIÇOS:

Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade
Data: 20/11/2015
Período: 18h às 21h
Local: Salão Paroquial de Cotriguaçu (avenida 20 de Dezembro, 124), Cotriguaçu, Mato Grosso.
Entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA (SUJEITA À ALTERAÇÃO):

18h – ABERTURA

18h30 – APRESENTAÇÃO DA CAMPANHA – COMPOSIÇÃO DA MESA:
– Helena de Jesus Moreira (representante da agricultura familiar e da Associação dos Produtores Feirantes de Cotriguaçu (Aprofeco) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cotriguaçu – STTR);

– Denise Schutz Freitas (secretária-executiva do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA, de Cotriguaçu)

– Veridiana Vieira  (representante dos projetos de assentamento locais Juruena e Nova Cotriguaçu e da Associação de Coletores (as) de Castanha do Brasil do PA Juruena);

– Carolina Jordão (analista de gestão ambiental do Instituto Centro de Vida – ICV, representante do terceiro setor)

– Laudinei Doerner (secretário municipal da Educação, representante das escolas públicas participantes do lançamento)

– Representante do poder público

19h às 19h30hAPRESENTAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DE FOTOS E POESIA

– Apresentação da proposta da  Exposição “Juruena Eterno”, com fotos de Thiago Foresti, realizada pela Forest Comunicação, com apoio da Campanha.

– Apresentação de poesias feitas especialmente para o lançamento, por Francisca Luiza da Silva Barros

19h30 às 20hAPRESENTAÇÃO DE PEÇA INFANTO-JUVENIL SOCIOAMBIENTAL

Apresentação da peça infantil “Deu a Louca na Chapeuzinho”, com alunos do ensino fundamental da Escola Municipal 7 de Setembro, de Agrovila, Cotriguaçu.

20h às 21h –  EXIBIÇÃO DE VÍDEO E CARTA COTRIGUAÇU SEMPRE VERDE E LANÇAMENTOS DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA E DO FÓRUM PERMANENTE

– Apresentação do vídeo Cotriguaçu Sempre Verde (primeira fase) e da Carta Cotriguaçu Sempre Verde, que deram impulso à criação da campanha.

– Lançamento da proposta do Fórum da campanha, com primeira reunião em março e do Concurso de Fotografia “Meu Olhar sobre o Juruena” aberto à população, nas categorias infanto-juvenil e adulta que terá inscrições abertas entre 20/11 e 18/12/2015 e entre 18/01 e 19/02/2016, que poderão ser feitas na recepção da Secretaria Municipal de Educação.

*Apresentação musical sobre situação da infância – por representante de escola estadual

Entre 18 e 21hESPAÇO PERMANENTE PARALELO DE FEIRA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ALIMENTAÇÃO:

–  Espaço dos agricultores familiares -(comercialização dos produtos: com cacau, babaçu, mel, castanha, polpas naturais de frutas…);

– Feira do desapego – (comercialização de roupas, calçados e utensílios usados em boas condições);
– Artesanato indígena Rikbaktsa
– venda de marcadores de livros – poesias de dona Francisca

Entre 18 e 21h – ESPAÇO PERMANENTE DA MOSTRA CULTURAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS:

– EE Benício Trettel da Silva;
– EE Maria da Glória Vargas Ochôa;
– EM Paulo Freire;
– EM Santa Maria;
– Centro Educacional Municipal Pequeno Cidadão

Obs: maquetes, mostra de ervas medicinais amazônicas, dos biomas no Mato Grosso, culinária africana e indígena, entre outras.

ESPAÇO DA ALIMENTAÇÃO:

– Caldo de galinha, canjica, doce e refrigerante;
– Crepe – espaço especial do Movimento Cotriguaçu a Favor da Vida e Pestalozzi.

Mais informações e solicitação de entrevista: cotricaminhosustentabilidade@gmail.com

* Atualização – 18/11

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo