De agosto de 2020 a julho de 2021, o desmatamento mapeado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) na Amazônia foi de 13.235 km², o equivalente a quase nove vezes o território da cidade de São Paulo (SP). Essa é a maior taxa de desmatamento dos últimos 15 anos.
Mato Grosso foi o terceiro estado que mais destruiu o bioma no período, sendo responsável por 17,1% do desmatamento total detectado, o que corresponde a 2.263 km². Isso representa um aumento de 27,2% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa foi a maior taxa dos últimos 13 anos, e o terceiro ano consecutivo de aumento no desmatamento mapeado no estado.
Apresentamos os resultados das análises sobre as características do desmatamento na Amazônia mato-grossense, incluindo a concentração dessas áreas nos municípios, ocorrências por categoria fundiária, tamanhos dos polígonos e a taxa de ilegalidade.
Clique para visualizar© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo