Djhuliana Mundel / ICV
Atendendo a um pedido da Comissão Especial do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) responsável por analisar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) de Mato Grosso, a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa recebeu, na quarta-feira (14), representantes do grupo, que apresentaram aos deputados as contribuições para o PRA de Mato Grosso.
Além dos representantes da Comissão Especial, a reunião contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda que, pela primeira vez, deu explicações sobre o processo de construção e implantação do PRA no estado. De acordo com Lacerda, o projeto está pronto, mas só será apresentado ao Consema, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Assembleia Legislativa após análise do Ministério do Meio Ambiente (MMA). “Demoramos para firmar convênio com o MMA e especialmente com o Ibama, que não queria aceitar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Estado”, explicou ele.
José Lacerda justificou que o governo federal ainda não regulamentou o PRA/CAR nacional e o sistema estadual não pode ter divergência com federal. Questionado pelos deputados sobre a situação dos produtores mato-grossenses que já fizeram a inscrição no CAR, o secretário disse que haverá ajustes das propriedades já cadastradas para regularização da Reserva Legal. Lacerda anunciou ainda a criação de um grupo de fiscalização para notificar os produtores para fazer a inscrição no CAR.
Jorcelina Ferreira da Conceição, presidente da Comissão Especial do Consema, ressaltou que a reunião foi positiva não só para iniciar um diálogo com a Assembleia Legislativa a respeito da implantação do PRA/CAR, mas, sobretudo, pela explicação, há muito solicitada sobre o PRA. “Há meses estamos solicitando informações a respeito do andamento dos trabalhos para implantação do PRA e novo CAR em Mato Grosso e não havíamos conseguido uma resposta da Sema. Então, essa reunião, além de servir para apresentar a Comissão do Consema aos deputados e mostrar a eles as nossas contribuições, pudemos também, pela primeira vez, saber como está caminhando esse projeto”, disse ela. Dentre as sugestões apresentadas por Jorcelina está a da criação de uma instância de monitoramento social, a necessidade de um programa que de fato incentive a regularização ambiental e a criação de procedimentos simplificados para a agricultura familiar.
A Comissão Especial do Consema, conforme consta na Resolução de criação (RES. 64/2012) vai emitir previamente parecer sobre o PRA/CAR a Assembleia Legislativa.
A saúde e o respeito no trato animal podem significar mais desempenho dos rebanhos e, consequentemente, resultados econômicos. Pensando nisso, o Instituto Centro de Vida (ICV), com apoio da Campo Soluções Agropecuárias, realizou no final...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria especializada em gestão de resíduos orgânicos, compostagem e preparo de insumos. O objetivo é compreender melhor o cenário sobre o tema nos municípios...
ver maisOs agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Alta Floresta e Cotriguaçu, no norte de Mato Grosso, se reuniram na última semana nas oficinas municipais para construção dos Planos Municipais de Agricultura Familiar. Este foi...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo