A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu, em Mato Grosso, deu início, neste mês, à implementação do Projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu, que tem por objetivo a recuperação de 600 ha de Áreas de Preservação Permanente Degradadas (APPDs), na Bacia 14 Irmãos, e o estabelecimento de seis unidades demonstrativas de Boas Práticas Agropecuárias. A iniciativa também contempla a construção e estruturação da sede da Secretaria, que completou um ano em 12 de agosto passado e está sediada provisoriamente nas instalações ocupadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Assuntos Fundiários.
As ações deverão ser desenvolvidas no prazo de três anos e estão recebendo recursos a fundo perdido do Fundo Amazônia/BNDES. O processo passa por monitoramento do Conselho Municipal de Meio Ambiente.
O repasse da primeira parcela para o projeto ocorreu coincidentemente no último dia 12, no valor de R$ 441.515,00. “Já foram contratados dois consultores que irão atuar na assessoria técnica da recuperação das áreas degradadas e nas unidades demonstrativas. A construtora fez a demarcação no terreno onde será construída a nossa futura sede, com um prazo estimado de três a quatro meses para conclusão. Também foram adquiridos, no Projeto, um veículo e duas motos para a execução dos trabalhos e que compõem a partir de agora, o patrimônio da pasta”, disse Amilton Castanha, secretário municipal de Meio Ambiente.
De acordo com Denise Schutz Freitas, secretária executiva do CMMA, nas unidades demonstrativas, que ficam localizadas nas regiões das linhas Progresso, Santa Terezinha e Vieira, e no Projeto de Assentamento Juruena, estão programados o manejo das pastagens e o piqueteamento de 4 ha por propriedade, entre outras ações. “Para a recuperação de APPD, nesta primeira etapa, serão beneficiadas 22 propriedades, com 124,93 ha”, explica.
O apoio à gestão ambiental municipal integra as atividades do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.
Veja também:
Cotriguaçu define seu plano de metas do Programa Mato-Grossense de Municípios Sustentáveis
Cotriguaçu: primeira etapa de projeto deverá recuperar 114 hectares de áreas degradadas
Recuperação de áreas degradadas é prioridade de Conselho de Meio Ambiente de Cotriguaçu
Projeto Semeando Novos Rumos em Cotriguaçu pelo BNDES/Fundo Amazônia
Cotriguaçu entrega projeto para o Fundo Amazônia
Programa Mato-Grossense de Municípios sustentáveis: 25 assinam adesão
Mato Grosso lança programa de municípios sustentáveis
Programa Municípios Sustentáveis
CUIABÁ - Como resistir e enfrentar as diversas ameaças que se impõem na região amazônica, como os retrocessos legais, incêndios, invasões, desmatamento, crime organizado e desinformação? Essa foi a questão norteadora dos painéis e debates...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) marca presença na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-26, iniciada no dia 31 de outubro em Glasgow, na Escócia, o principal encontro internacional de...
ver maisAo todo, 13 iniciativas de cooperativas e associações comunitárias da agricultura familiar e grupos de mulheres de Mato Grosso foram selecionadas no edital “Fortalecimento do protagonismo das mulheres, agroecologia e comercialização coletiva da agricultura familiar...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo