A Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) registrou em uma nova publicação os resultados dos primeiros quatro anos de implementação do programa pioneiro de desenvolvimento socioeconômico e conservação ambiental em Mato Grosso.
O documento “Balanço de Metas Ano 4” é fruto de monitoramento que avalia indicadores das 21 metas estabelecidas entre 2015 e 2019 pelo programa, política pública do governo estadual desenvolvida em parceria com sociedade civil e setor privado.
Um webinar realizado na última quinta-feira (24) reuniu Instituto PCI, Instituto Centro de Vida (ICV), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) e Amaggi para apresentação dos resultados do levantamento.
No evento, a coordenadora do Programa de Incentivos Econômicos para Conservação do ICV, Paula Bernasconi ressaltou a importância de iniciativas como a PCI, baseadas em metas claras, para concretização do desenvolvimento sustentável em Mato Grosso.
“Sabemos da importância do envolvimento conjunto de sociedade civil, governo e setor produtivo. A PCI é exemplo de um esforço de união para criação desses objetivos que refletem nossa visão comum”, afirmou ao também destacar o papel da transparência de dados para atingir as metas firmadas.
O diretor executivo do Instituto PCI, Fernando Sampaio, informou os próximos passos da Instituto PCI, formalizado em 2019.
“Fará articulação do governo com outros atores da sociedade e setor privado com objetivo de alavancar a captação de recursos e investimentos que ajudem a entregar as metas”, disse.
Nos próximos dias também será lançado o website do Instituto PCI.
RESULTADOS
Idealizado pelo ICV, o comitê de monitoramento do programa adotou cinco critérios para estabelecimento de indicadores para monitorar cada uma das 21 metas.
São verificadas fontes de dados com atualização anual para medição da evolução das metas, fontes em nível municipal que permitem avaliar diferenças regionais, fontes georreferenciadas usadas no cruzamento de informações, fontes oficiais e disponíveis de forma pública.
Os resultados do monitoramento também estão disponíveis na plataforma PCI Monitor.
Dentro do Eixo Produzir, o relatório lançado aponta aumento na produtividade da pecuária com uso tecnológico, maior área sob manejo florestal e expansão de áreas de produção de grãos sobre as pastagens degradadas.
“Ainda é necessário, entretanto, melhorias nas informações para o monitoramento adequado das metas, consolidação do setor de base florestal e garantia de acesso a crédito e articulação das cadeias produtivas”, mostra o relatório.
No Eixo Conservar, apesar do aumento do desmatamento registrado na Amazônia, foram destacadas melhorias nas ações governamentais de controle de desmatamento como a implementação do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT) e do Plano de Ação contra o Desmatamento, além de investimentos realizados no monitoramento.
O estado ainda enfrenta dificuldades no controle do desmatamento ilegal e ainda registra taxa de análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) abaixo do esperado, apesar do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR) ter registrado melhorias significativas nos últimos anos.
Já o Eixo Incluir, que visa a inserção da agricultura familiar, povos indígenas e comunidades tradicionais no processo de desenvolvimento, a pesquisa mostrou que “ainda é necessário um longo caminho a ser percorrido para a inclusão socioprodutiva satisfatória de pequenos e médios produtores”.
Apesar da evolução no acesso a crédito e mercados institucionais, a publicação aponta que é necessária maior articulação nas cadeias produtivas, inovação e pesquisa, além de incremento na assistência técnica para que as metas do eixo sejam cumpridas.
ACESSE E/OU FAÇA DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO:
PCI Goals’ Progress Year 4 (english version)
Os resultados do monitoramento também estão disponíveis na plataforma PCI Monitor.
O Instituto Centro de Vida (ICV) lançou edital para a contratação de consultoria para apoiar a estruturação metodológica do Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar de Mato Grosso (SEIAF/MT). O SEIAF/MT é uma ferramenta eletrônica...
ver maisA Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) abriu edital de processo seletivo para a contratação de pessoas estagiárias, com uma vaga para comunicação e outra para atuação com Sistema de Informação...
ver maisO Instituto Centro de Vida abriu edital para contratação de pessoa auxiliar administrativa para o atuar no escritório de Cuiabá (MT). A pessoa contratada terá como objetivo contribuir e dar assistência ao setor administrativo e...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo