04 dez 2015
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Professores de escola do campo fazem um dia de imersão na educomunicação socioambiental

Autor: Assessoria de comunicação

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Professores formaram uma equipe de redação,durante oficina. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Professores formaram uma equipe de
redação,durante oficina.
Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV

Seis educadores da Escola do Campo Aldovandro da Rocha Silva, no Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu, Mato Grosso, tiveram uma tarde diferente, na quinta-feira (03/12). Eles se dedicaram a conhecer os conceitos e aplicabilidade da Educomunicação Socioambiental futuramente no dia a dia com seus alunos, em oficina realizada pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV). Para isso, aceitaram o desafio de produzir um jornal mural desde as pautas até o produto final que deverá ser concluído, antes do recesso escolar como estímulo à prática da atividade com os estudantes.

A Educomunicação Socioambiental integra as linhas de ações do Programa Nacional ProNEA e tem como objetivo proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, por meio da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, facilitar a recepção crítica dos conteúdos da comunicação de massa.

A equipe escolheu o nome da publicação, que chamará Jornal Nova Esperança, em alusão ao nome da comunidade onde a escola está localizada e terá três matérias com os temas voltados à escola do campo. Os assuntos que serão discutidos nesta “primeira edição” são a respeito da revitalização da horta da escola que foi iniciada com atividade envolvendo os estudantes; o combate aos agrotóxicos e a utilização dos defensivos naturais.

Segundo a coordenadora pedagógica Edna Soledad e Silva, a iniciativa poderá ser um estímulo à participação e empoderamento de alunos de diferentes idades. “Criaremos um mural destinado à divulgação deste trabalho que poderá ser realizado por diferentes classes”, disse. Para o professor Maycon da Silva Pereira,  a ferramenta da educomunicação poderá facilitar o diálogo e reflexões com os alunos.

A atividade faz parte do projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase II, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.

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