Em sua última semana como secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Ana Luiza Paterlini esteve presente na terceira reunião ordinária de 2016 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), nesta quarta-feira (30), para falar da experiência no comando da pasta e também apresentar um balanço das ações da Sema nos 15 meses de sua gestão.
Segundo Peterlini, este tempo foi suficiente para entender melhor como funciona a Secretaria de Meio Ambiente. “Foram 15 meses muito intensos que serviram para eu entender melhor como funciona a Sema. Isso agregou muito ao meu trabalho como promotora pública. No âmbito da atuação da Sema, esse tempo foi suficiente para organizar o que precisava e é uma satisfação saber que o Governo vai continuar o trabalho que começamos”, disse ela.
Tendo atuado como membro do Consema quando promotora pública, na cadeira ocupada pelo Ministério Público Estadual, e como presidente do Conselho enquanto secretária da Sema, Peterlini destaca aaprovação do novo Regimento Interno como o grande avanço conquistado no período que presidiu o Conselho. “O Consema precisa deliberar mais sobre políticas públicas ambientais e esse é o palco mais importante para essas discussões. O novo Regimento Interno foi um grande avanço pois garantiu espaço pra que isso aconteça. O novo regimento, sem dúvida, fortalece o papel do Conselho e Mato Grosso só tem a ganhar com isso”.
Dentre as ações da Sema, a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) foi um dos destaques colocados pela secretária. Segundo ela, esse compromisso pode provocar mudanças significativas na questão ambiental no estado por contar com a contribuição de representantes de diferentes setores da sociedade. “Em Paris, durante a COP 21, nos comprometemos perante o mundo em incentivar o aumento da produção aliado à conservação florestal e inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais. Essa estratégia é grande e diferente porque não foi feita apenas pelo Governo no Estado; ela conta com a contribuição dos mais diferentes segmentos da sociedade engajados em torno de um mesmo objetivo”.
Troca na Sema
Ana Luiza Peterlini deixa o comando da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no sábado (02 de abril), em decorrência da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que impede que membros do Ministério Público ocupem cargos no Poder Executivo. A gestora é promotora em Mato Grosso há 20 anos, dos quais dez anos dedicados à área ambiental.
Com a saída de Peterlini, quem assume interinamente o comando da Sema-MT é o vice-governador, Carlos Fávaro.
A função de presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) é ocupada pelo gestor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, conforme determina a Lei Complementar nº 38 de 21 de novembro de 1995.
O segundo módulo da formação em filosofia de gestão denominada “pensamento Lean” aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. O curso é voltado...
ver maisApesar dos esforços do governo para reverter a curva do desmatamento, a falta de transparência de dados em metade dos estados brasileiros impede a correta identificação do desmatamento ilegal. Esta é a principal conclusão do...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria especializada em landing page. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro. A contratação visa a criação de uma landing...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo