Com o objetivo de produzir vídeos que ilustrem o passo-a-passo de seus projetos na área rural, o Grupo de Jovens A Força do Futuro, da comunidade Ouro Verde, no Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu, no noroeste mato-grossense, começaram a se familiarizar com o processo audiovisual, em uma oficina básica realizada no dia 25 de julho. Eles exercitaram a produção de um roteiro para dois vídeos que ilustrarão a formação da equipe e a sua primeira iniciativa de campo, que é uma horta orgânica. O trabalho de campo começou há um mês.
Hoje parte dos adolescentes já realiza gravações com celulares e durante a atividade no sábado exercitaram a roteirização, o conhecimento sobre as possibilidades de utilizar a animação, o modelo de documentário e ficção. Durante a dinâmica, tiveram a oportunidade de assistir vídeos da série do Circuito Tela Verde, do acervo disponibilizado no site do Ministério do Meio Ambiente.
Primeiros trabalhos
Os doze adolescentes, que participaram da atividade, decidiram que, no primeiro vídeo, em um período estimado de até cinco minutos, contarão como era antes a área onde está a horta, as transformações que estão ocorrendo agora e as perspectivas futuras. Para isso, alternarão imagens gravadas, fotos e narrações.
“Queremos mostrar que nosso objetivo é combater o uso de agrotóxicos e produzir nesta horta para ajudar na alimentação comunitária e futuramente para comercialização”, disse Cássio de Oliveira de Souza. O segundo vídeo será composto por depoimentos de cada integrante da equipe, que falarão um pouco sobre as motivações que os levaram a estabelecer essa iniciativa. Um segundo encontro está programado para que o material seja editado.
A Oficina Básica de Vídeo foi ministrada pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV), após outra de fotografia realizada em 20 de junho. Os temas são resultantes de uma demanda solicitada pelos próprios jovens. As atividades integram o projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase II, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.
Veja também:
Estudantes rurais dão os primeiros passos para produzir jornal mural de projeto
Oficina de fotografia estimula jovens rurais a documentar seus projetos
Educomunicação: oficina ensina conceitos básicos de fotografia a jovens rurais
Verificação das dependências da propriedade, vistoria no plano de manejo, anotações no caderno de campo e informações devidamente registradas em ata. Estas são algumas das atividades previstas durante as visitas de pares entre os membros...
ver maisA agricultora familiar Rosinha Ferreira Rosa, de Alta Floresta, na região da Amazônia mato-grossense, trabalha com pecuária de leite desde que a família se mudou para a região. Foram anos de trabalho e de luta...
ver maisMato Grosso perdeu 2.086 km² de florestas nativas de agosto de 2022 a julho de 2023, um aumento de 8% em relação ao levantamento anterior, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Cerca de...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo