Durante o mês de novembro, o Instituto Centro de Vida (ICV) promoveu duas atividades de intercâmbio, levando educadores da Escola do Campo Aldovandro da Rocha Silva, jovens e agricultores familiares, do Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, a sítios no município, em que os agricultores familiares exercitam no dia a dia boas práticas agroecológicas e de conservação ambiental. As unidades demonstrativas serviram de estímulo e aprendizado aos participantes, que narraram o anseio de adotar algumas experiências que puderam observar, desde a conservação da floresta em pé em boa parte das áreas a tecnologias sociais criativas nas hortas e criação de animais.
O grupo de 12 professores da escola de campo visitou o sítio da agricultora Maria Margarida de Oliveira Barbosa, na comunidade Santa Clara, no dia 3 de novembro, que mostrou a eles o sistema produtivo que desenvolve, sem utilizar agrotóxicos, além do extrativismo e beneficiamento do babaçu de forma sustentável.
Um dos objetivos dessa visita foi o desenvolvimento do aprendizado sobre metodologias para trabalhar em sala de aula. Para isso, também foram elaboradas com os educadores três tipos de pesquisas participativas comunitárias: o chamado rio da vida (que conta a trajetória de um processo), o mapa de atores e painéis temáticos. Eles conheceram as instalações do barracão da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Santa Clara e do Grupo de Mulheres da Paz, e a história da organização dos mesmos.
Com essa atividade, os educadores finalizaram a quarta e última oficina ministrada pelo ICV no momento de capacitação da “Sala do Educador”, que aconteceram neste ano. As anteriores trataram de conceitos agroecológicos, alerta sobre agrotóxicos, a importância do solo e dos recursos hídricos.
No dia 8, jovens e agricultores familiares conheceram a propriedade da agricultora Helena de Jesus Moreira, em Cotriguaçu, a nove quilômetros da região central, e da agricultora Mailsa de Oliveira Demello, localizada no PA Nova Cotriguaçu.
“Achei interessante o jeito especial como ela trabalha na horta e com adubo orgânico, fazendo o substrato”, disse Maria José da Silva Costa, sobre o sítio de dona Helena. Para a jovem Camila Santos Lino, o que mais a cativou foram as alternativas criadas pela agricultora para criar seus animais, sem contaminar o solo e as outras criações. Mas uma das impressões que mais cativaram os dozes visitantes aconteceu quando entraram na propriedade, em que cerca de um quilômetro é composto por floresta nativa com exemplares amazônicos em ambos os lados da estrada de terra, como castanheiras. No sítio de Mailsa, onde sua horta teve início em uma oficina coletiva, a diversidade de plantios de forma consorciada nos canteiros chamou a atenção do grupo.
O intercâmbio integra o projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase II, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. O projeto iniciado em 2011 tem o apoio do Fundo Vale.
Veja também:
Cotriguaçu: solo é foco de segunda capacitação de educadores de escola do campo
Professores de escola do campo fazem imersão na agroecologia
Amazônia: horticultura orgânica mobiliza participantes de três comunidades de Cotriguaçu
Cotriguaçu: entrevista em rádio comunitária trata da Marcha das Margaridas
Maria Margarida: uma relação harmoniosa com a terra
O Instituto Centro de Vida (ICV) lançou o edital para contratação de consultoria e prestação de serviço em elaboração de norma regulamentadora para compras governamentais da agricultura familiar. O objetivo é que a consultoria especializada...
ver maisOs agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Alta Floresta e Cotriguaçu, no norte de Mato Grosso, se reuniram na última semana nas oficinas municipais para construção dos Planos Municipais de Agricultura Familiar. Este foi...
ver maisDe 1 de janeiro a 30 de junho de 2022, o número de focos de calor em Mato Grosso foi 23% maior do que o mesmo período do ano anterior. Os números são do Inpe...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo