O Instituto Cento de Vida (ICV) acaba de publicar uma edição especial do boletim Transparência Florestal que traz uma relação de dez ações prioritárias para conciliar o desenvolvimento rural com a conservação ambiental em Mato Grosso. O documento foi enviado nesta semana aos candidatos a governador e deve servir como diretriz para a nova gestão estadual.
Segundo Laurent Micol, coordenador executivo do ICV, “o meio ambiente é um assunto central em Mato Grosso, estado que tem sua economia baseada na agropecuária. Nossa avaliação das propostas apresentadas até o momento pelos candidatos, porém, é que são superficiais nesse tema. Não mostram o que os possíveis ocupantes do Palácio Paiaguás pretendem fazer para mudar o estigma de que conservação é um entrave ao desenvolvimento e que a produção agropecuária implica obrigatoriamente em degradação ambiental”.
As sugestões do ICV vão da implementação do novo Código Florestal, até a retomada das discussões do zoneamento socioeconômico ecológico e o reforço no combate ao desmatamento ilegal, passando pelo apoio à disseminação das boas práticas agropecuárias.
Mato Grosso foi pioneiro no sistema de licenciamento ambiental das propriedades rurais, porém atualmente está atrasado nas adequações necessárias para a implementação do Código Florestal. Além disso, faltam incentivos para a conservação das florestas e a gestão das unidades de conservação, planos para incrementar a agricultura familiar e apoio aos municípios para o desenvolvimento de uma gestão sustentável.
Para cada uma das prioridades, o ICV apresenta um breve diagnóstico da situação e formulou uma proposta de ação e recomendações para a sua implementação.
“Esperamos que os candidatos possam firmar compromissos específicos em relação a essas ações e que, passadas as eleições, elas sejam incorporadas nas prioridades do próximo governo”, disse o coordenador do ICV.
1: Implementação do Código Florestal
2: Fortalecimento da governança nos municípios
3: Reformulação do Zoneamento Socioeconômico Ecológico
4: Erradicação do desmatamento ilegal
5: Criação de incentivos para a conservação das florestas
6: Redução da ilegalidade na exploração florestal
7: Melhoria das práticas na pecuária bovina
8: Fortalecimento da agricultura familiar com base agroecológica
9: Sustentabilidade das obras de infraestrutura
10: Implementação das unidades de conservação estaduais
Dez municípios de Mato Grosso concentraram 42% do desmatamento do Cerrado entre agosto de 2020 a julho de 2021. É o que diz nota técnica elaborada pelo Instituto Centro de Vida (ICV). As localidades se...
ver maisSete em cada dez hectares de florestas com exploração madeireira não autorizada na Amazônia estão em Mato Grosso. Entre agosto de 2020 e julho de 2021, a atividade irregular abrangeu 103 mil hectares no estado,...
ver maisEnquanto a devastação da floresta amazônica avança em ritmo acelerado, o baixo nível de transparência dos estados sobre o setor madeireiro segue estagnado. Uma pesquisa que analisou a evolução da atividade na Amazônia entre 1980...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo