Djhuliana Mundel / ICV
O grupo de trabalho formado por representantes do Instituto Centro de Vida (ICV), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Centro das Indústrias Processadoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), em parceria com o Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), se reuniu nesta quarta-feira (20) para fazer um acompanhamento e avaliação dos compromissos assumidos no II Seminário Sistema de Controle e Monitoramento Florestal de Mato Grosso, realizado em agosto de 2012. Esta foi a primeira reunião do grupo com o novo secretário da Sema, José Lacerda, que se comprometeu a verificar internamente as ações e apresentar um novo cronograma na próxima reunião, marcada para o dia 02 de abril.
O novo secretário disse que a Sema retomou a discussão sobre o projeto de reestruturação do licenciamento ambiental que inclui a implantação do Programa de Regularização Ambiental Estadual (PRA) de acordo com o novo Código Florestal.
Durante a reunião, também foram anunciadas duas ações de melhoria no sistema florestal do Estado, previstas no relatório do seminário. A primeira é que o Ibama disponibilizará para a Sema, através de um Termo de Cooperação Técnica, já em negociação, imagens de satélites que vão auxiliar no sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR). A segunda melhoria é a implantação de uma sala de monitoramento florestal que está sendo discutida por um Comitê Permanente, numa parceria com o Ministério Público Estadual, Sema e outras instituições.
Haverá uma articulação desse grupo junto a presidência do Ibama, em Brasília, e Ministério do Meio Ambiente para fortalecer a implementação dos compromissos assumidos pelas instituições. A Sema ficou encarregada desse agendamento. No dia 25 de março o Ibama vai publicar alterações no sistema de controle e monitoramento florestal, o que, segundo o órgão, vai abranger diversas ações pelas quais ficou responsável dentro desse grupo de trabalho.
O ICV ficou responsável pela análise de vantagens e desvantagens de algumas propostas que serão apresentadas em uma reunião no dia 04 de março, com todas as entidades envolvidas.
O relatório do II Seminário traz sugestão de ações prioritárias a serem desenvolvidas, considerando as fragilidades ainda verificadas no controle e monitoramento florestal do estado. As principais recomendações são: Estabelecer estratégia para que as propostas de ações para melhoria dos sistemas de monitoramento e controle florestal sejam realmente efetivadas; Sanar as fragilidades identificadas nos sistema de controle (Sisflora e Dof), inclusive e especialmente em termos de transparência da informação, nos índices de conversão volumétrica e nas autorizações florestais; Estruturar o monitoramento das autorizações e da execução do manejo florestal a partir de ações conjuntas, para aumentar a transparência e a eficiência do controle; Definir a implementação das regulamentações da Lei Complementar nº 140/2011, que delimitou as competências do IBAMA e dos órgãos ambientais estaduais na fiscalização, e as mudanças no Código Florestal.
O Instituto Centro de Vida (ICV) capacitou profissionais da Operação Amazônia Nativa (OPAN) em práticas com drones por meio da oficina de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), que auxiliará no monitoramento e na proteção...
ver maisAntes das 9 horas, ovos, legumes, frutas e temperos já coloriram uma mesa farta. Na churrasqueira do barracão comunitário, cortes de gado se transformavam em churrasco. O trabalho é fruto do suor das famílias das...
ver maisNos últimos 8 anos, área equivalente a duas vezes o município de Cuiabá foi explorada ilegalmente para fins madeireiros em Mato Grosso. Número corresponde a 40% do total explorado durante o período, de 1.627.358 hectares....
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo