Um dos principais desafios de implementação do Código Florestal é a validação dos cadastros ambientais de 5,4 milhões de imóveis rurais registrados no sistema em todo o Brasil. Caminhos, conquistas e troca de experiências para vencer esse desafio foram o foco da conversa em um encontro do projeto ValidaCAR com representantes das secretarias ambientais de 11 estados da Amazônia e do Cerrado, em Brasília.
A oficina do ValidaCAR, realizada no dia 22 de outubro, reuniu também organizações da sociedade civil, academia e representantes de comunidades quilombolas, com uma proposta de construção conjunta dos melhores caminhos para avançar com a validação dos cadastros e, consequentemente, com os programas de recuperação ambiental. No evento, ainda foi apresentado um diagnóstico sobre a situação dos CARs realizado nos 9 estados da Amazônia Legal, além de Piauí e Bahia.
Alguns dos principais desafios levantados durante o evento foram: a falta de sensibilização sobre a importância do CAR; pouca infraestrutura e equipes pequenas; dificuldades metodológicas para validar os cadastros; sobreposições de áreas e conflitos fundiários; grande número de pendências geradas e o atendimento a essas pendências; e especificidades trazidas pelos povos e comunidades tradicionais e assentamentos rurais.
Estiveram presentes na oficina representantes das secretarias dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
O Código Florestal (Lei Federal 12.651/2012) é o principal marco regulatório para a gestão de florestas e demais formas de vegetação em imóveis rurais no Brasil e a sua implantação efetiva é fundamental para conciliar a produção agropecuária com a conservação ambiental.
Contudo, um dos principais desafios atuais para a implementação da lei é verificar e validar os CARs de 5,4 milhões de propriedades registradas, segundo o sistema brasileiro SICAR, e que protegerá 234 milhões de hectares no Brasil. Considerando apenas os estados da Amazônia e MATOPIBA, são aproximadamente 1,3 milhão de cadastros (ou cerca de 312 milhões de hectares) que ainda aguardam validação.
A etapa da validação inclui a verificação dos passivos ambientais das propriedades que devem ser recuperadas ou compensadas, bem como a garantia dos direitos territoriais de grupos vulneráveis. A responsabilidade de validar o CAR é dos estados, no entanto realidades complexas e incertezas metodológicas têm tornado esse passo bastante desafiador.
O projeto ValidaCAR é coordenado pelo ICV e executado pelas organizações Imaflora, ISA, IPAM, Lagesa e TNC, todas integrantes do Observatório do Código Florestal. O projeto busca construir soluções para acelerar a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em áreas florestais. O objetivo é disponibilizar informações sobre a implementação do Código Florestal nos estados, com especial destaque para aquelas relacionadas à análise e validação dos cadastros; desenvolver uma estratégia para análise e validação do CAR; mapear financiadores e propor arranjos institucionais para captação de recursos externos.
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu processo seletivo para a contratação de consultoria especializada em serviços de contabilidade para a Rede de Produção Orgânica Amazônia Mato-grossense (REPOAMA), em Alta Floresta. O serviço consiste em...
ver maisRecém-criada por decreto do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a diretoria do Cadastro Ambiental Rural (CAR) terá trabalho pela frente. É o que aponta a nota técnica “ Medidas para aprimoramento...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) capacitou profissionais da Operação Amazônia Nativa (OPAN) em práticas com drones por meio da oficina de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), que auxiliará no monitoramento e na proteção...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo