Andrés Pasquis / ICV
O Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ouro Verde (IOV), a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Universidade da Flórida (UF) realizaram entre os dias 12 e 19 de março, em Alta Floresta/MT, o primeiro módulo do curso de Especialização em Gestão Integrada de Sistemas Socioeconômicos da Produção Familiar na Amazônia Legal. O curso é dirigido aos técnicos e analistas dessas instituições que, ao final dos cinco módulos que o compõem, receberão um título de especialização em nível de pós-graduação.
O conteúdo do curso inclui diversos temas como a agricultura familiar e identidade, a análise de sistemas socioeconômicos, a mediação de conflitos, a ocupação da Amazônia e os diferentes tipos de pesquisa relacionados com essa temática. No entanto, o processo de aprendizagem se destaca por ser uma elaboração de pensamento através do conhecimento e da discussão entre os diversos atores participantes, graças a um processo de reflexão livre, individual e em grupo. Dentro dessa lógica foram realizadas várias atividades de campo, como por exemplo, a visita a Usina Hidrelétrica localizada em Paranaíta, além de palestras variadas e entrevistas realizadas com vários setores (populações urbanas, assentados, representantes da sociedade civil organizada, de órgãos públicos e privados, entre outros).
Depois de estudar o material resultante desse trabalho e evidenciar as principais problemáticas sobre relações, interesses e conflitos, os integrantes fizeram um exercício de planejar possíveis estratégias de intervenção. Também foi iniciada uma conversa sobre elaboração de pesquisa na perspectiva de entender os desafios pessoais levantados pelos técnicos: como isso agrega, complementa, contribui para uma estratégia institucional com relação ao curso. Esses subsídios servirão de base para o desenho de uma primeira proposta, que será aprofundada no segundo módulo do curso, previsto para os meses de julho e agosto.
Segundo Camila Rodrigues, coordenadora do Programa de Sustentabilidade do ICV, durante esses sete dias, foi possível trabalhar em três dimensões: indivíduo, instituição e comunidades. “Nessas dimensões tentamos conectar objetivos pessoais, com estratégias institucionais e o trabalho que realizamos a campo junto à agricultura familiar. Isso é necessário para entender o papel estratégico da agricultura familiar e qualificar o debate institucional sobre justiça ambiental”, disse a coordenadora. Ela agregou ainda que a experiência será muito enriquecedora para a visão e missão de sua própria instituição.
Renato Farias, coordenador adjunto do ICV, destaca a importância da proposta construída em parceria entre ONG´s e Universidades para uma reflexão sobre a atuação institucional com a agricultura familiar na Amazônia. “Estamos com um espaço de reflexão sobre nossos trabalhos com setor e, a partir destas reflexões, desenvolveremos estratégias para uma atuação com melhor impacto junto a esse público”, finalizou.
O Instituto Centro de Vida (ICV) capacitou profissionais da Operação Amazônia Nativa (OPAN) em práticas com drones por meio da oficina de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), que auxiliará no monitoramento e na proteção...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) está com edital aberto para contratação de consultoria especializada em participação social e democracia ambiental. As inscrições podem ser enviadas até o dia 02 de maio. A contratação tem...
ver maisFamílias e grupos de agricultores e agricultoras familiares da Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) estão prestes a receber uma inédita certificação orgânica nas regiões norte e noroeste de Mato Grosso. Ao longo...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo