O Instituto Centro de Vida está em Katowice, participando da 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24). Nesta terça-feira, dia 11, a diretora adjunta do ICV, Alice Thuault, participa do debate sobre Dados e Transparência das Informações Ambientais, promovido pelo Observatório do Código Florestal (OCF).
Para Alice, a transparência é uma forma de aumentar o controle do desmatamento a baixo custo. “Disponibilizando as informações sobre desmatamento, autorizações e licenças, compradores, instituições de controle e sociedade civil conseguem identificar rapidamente quem está fazendo certo. No contexto atual de aumento do desmatamento, é fundamental estarmos todos mobilizados para ter cadeias livres de desmatamento” destaca Alice.
De acordo com a mediadora do debate e secretária-executiva do OCF, Roberta del Giudice, o combate ao desmatamento das florestas deverá ser bastante debatido no evento por ser tema-chave para lidar com as mudanças climáticas. Para Roberta, o livre acesso aos dados ambientais, como autorizações de supressão de vegetação e dados de posses e propriedades rurais, permite ampliar o monitoramento e o controle social, intimidando o desmatamento ilegal.
Adicionalmente, Roberta acredita que o debate sobre as oportunidades de redução do desmatamento é benéfico para muitas outras áreas também, inclusive para a economia. “Se os órgãos públicos ambientais trabalharem em prol da transparência e da disponibilidade de dados, a produção brasileira de commodities será conduzida em direção à sustentabilidade de forma democrática. O governo brasileiro, a academia, a sociedade civil e os comerciantes agrícolas precisam andar de mãos dadas para aumentar a implementação das leis ambientais brasileiras e, consequentemente, reduzir o desmatamento”.
Além do ICV a rede do Observatório será representada pelos membros do Laboratório de gestão de serviços ambientais (Lagesa), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Instituto Socioambiental (ISA), e terá como convidado o secretário do Meio Ambiente do Estado do Pará.
O debate acontecerá no dia 11 de dezembro, às 18:30h, no Espaço Brasil da COP24 na Polônia.
Estudo divulgado nesta terça-feira (26) aponta que 16% da soja plantada na Amazônia e no Cerrado em 2020 estava em fazendas que não cumprem o Código Florestal. A maior parte dessa produção foi exportada para...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria para auxiliar na implantação de áreas em restauração florestal pelo método de regeneração natural assistida. Desde outubro de 2020, o instituto tem conduzido...
ver maisO desmatamento acumulado na Amazônia e no Cerrado de Mato Grosso entre agosto de 2022 e julho de 2023 foi de 2.506,2 km2, sendo que em 73% dos casos a supressão ocorreu de forma ilegal....
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo