Os membros do Conselho Gestor do Sistema Estadual de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal) se reuniram, na última semana, para definir as prioridades para 2016.
Na reunião, foram elencadas como prioridades para esse ano a necessidade de criar mecanismos de participação indígena, formar o painel científico, atualizar o nível de referência da emissão florestal, finalizar a consulta sobre as salvaguardas de REDD+, esboçar os possíveis programas de REDD+ e estabelecer critérios de repartição entre possíveis programas, como o Produzir, Conservar e Incluir (PCI).
Um grupo de trabalho (GT) foi criado dentro do Comitê Gestor para tratar do planejamento da criação de programa de REDD+. O GT, coordenado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), deverá aproveitar das contribuições de parceiros e solicitar reuniões com os principais atores interessados.
Juntamente com o Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas (FMMC), os membros do Conselho Gestor do Sistema Estadual de REDD+ participaram, também na última semana, de uma capacitação sobre níveis de referência.
Organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e pela ONF Brasil e Internacional, a capacitação esclareceu as necessidades de atualização do nível de referência da emissão florestal atual em relação ao do governo federal e sugeriu abordagens de monitoramento de impacto e resultados nos programas de REDD+.
Além do ICV, participaram do curso representantes das Secretarias de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Planejamento (Seplan) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional do índio (Funai), do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Sobre o REDD+
O REDD+ é um mecanismo que está em discussão no âmbito nacional e internacional visando a Redução das Emissões de gases de efeito estufa oriundos do Desmatamento e da Degradação Florestal aliados à conservação, ao manejo florestal sustentável e ao aumento dos estoques de carbono florestal.
Em Mato Grosso, a lei que criou o Sistema Estadual de REDD+ foi publicada pelo Diário oficial em 07 janeiro de 2013.
Saiba mais sobre o Sistema Estadual de REDD+ aqui.
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria para verificar informações disponibilizadas na internet pelos Estados e o Distrito Federal sobre regularização ambiental. O objetivo é a realização de um levantamento...
ver maisA pandemia cobrou um preço alto do segmento que mais coloca comida na mesa da população brasileira. Ao longo dos últimos dois anos, o fechamento de canais de comercialização como feiras, mercados institucionais, encerramento de...
ver maisCom o intuito de conscientizar sobre as mudanças climáticas e promover a prática de atividades físicas ao ar livre para crianças e adultos, a 4ª edição do Movimento pelo Clima será realizada nos dias 9...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo