Aproximadamente 250 estudantes do ensino fundamental das EM Paulo Freire e Santa Maria participaram de oficinas sobre resíduos sólidos ministradas por integrantes do Grupo de Trabalho de Educação e Resíduos Sólidos da Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade, respectivamente nos dias 26 e 29 de fevereiro, em Cotriguaçu, Mato Grosso, Amazônia. As atividades tiveram como mensagem central a sensibilização para a redução, reutilização e reciclagem de resíduos. Para isso, foram utilizados recursos de animações audiovisuais, dinâmicas de grupo e realizados diálogos com os alunos sobre as práticas do dia a dia.
A mobilização foi resultado de parceria firmada entre a Campanha, que é uma iniciativa voluntária da sociedade civil, e a Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de promover ações que visem a sustentabilidade do município e reforcem o aspecto de educação ambiental para boas práticas no descarte de resíduos recicláveis. Hoje grande parte do que é descartado na cidade acaba parando inadequadamente no aterro sanitário e/ou no bota-fora, o que resulta em poluição ambiental.
Segundo a professora Aparecida Costa Bravo, da coordenação pedagógica nas unidades, a atividade foi útil para o processo de aprendizado dos alunos. “Conceitos técnicos foram explicados com uma linguagem acessível para as crianças. O recurso audiovisual foi mais uma estratégia que atraiu a atenção delas”, disse.
Durante a programação, os alunos tiveram oportunidade de falar sobre suas atitudes de conscientização no ambiente familiar e escolar no cotidiano relacionadas ao tema e levaram a sério as recomendações de não jogar os resíduos no chão, segurando-os durante a atividade, e depois colocando-os na lata de lixo. Também puderam receber noções importantes, entre elas, sobre as diferenças entre resíduos úmidos e secos e suas respectivas destinações corretas e o procedimento em relação aos resíduos tóxicos, que não podem ser misturados aos comuns.
Cotriguaçu ainda não instituiu seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos e deverá implementar futuramente seu projeto de coleta seletiva. O Ministério do Meio Ambiente disponibilizou, no mês passado, um manual atualizado para auxiliar os gestores para esta ação. Ao mesmo tempo, em caráter inicial, desde 2015, existe a iniciativa de coleta seletiva feita pela Associação de Reciclagem, Coleta e Serviços (Arcoser) de Cotriguaçu. Os interessados podem fazer a entrega em galpão localizado nas proximidades do terreno do aeroporto, onde ficava o antigo motor da Rede Cemat.
A Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade tem a participação de integrantes do Instituto Centro de Vida (ICV), por meio do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, apoiado pelo Fundo Vale. Mais informações sobre a mobilização, que teve início em agosto de 2015 e foi oficializada em novembro, podem ser obtidas pelo e-mail: cotricaminhosustentabilidade@gmail.com . O grupo é formado por participantes dos mais variados segmentos e aberto a novas adesões.
Veja também:
Resíduos sólidos: tema do 1ºEncontro da Campanha Cotriguaçu a Caminho da Sustentabilidade em março
Novidades no concurso fotográfico Meu Olhar sobre o Juruena e seus afluentes
Lançamento de campanha envolve comunidade em benefício da sustentabilidade em Cotriguaçu
Mapeamento divulgado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) aponta que quase um terço da exploração ilegal de madeira em Mato Grosso ocorreu em áreas protegidas. O balanço revela ainda que houve um aumento de 87%...
ver maisO Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS) de Alta Floresta, na Amazônia mato-grossense, entregou a proposta do Projeto de Lei para criação do Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF) ao prefeito do...
ver maisAntes das 9 horas, ovos, legumes, frutas e temperos já coloriram uma mesa farta. Na churrasqueira do barracão comunitário, cortes de gado se transformavam em churrasco. O trabalho é fruto do suor das famílias das...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo