20 ago 2021
REM

Associação de coletores de castanha lança edital para compra de maquinários

Autor: Assessoria de Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

A Associação de Coletores de Castanha do Brasil do PA Juruena (ACCPAJ), localizada em Cotriguaçu, distante 952 km de Cuiabá, está convocando, através de edital, empresas interessadas em fornecer máquinas de beneficiamento de produtos da castanha do Brasil, por meio do projeto ‘Cutiando – castanha e sustentabilidade na região noroeste Mato Grosso’, aprovado no âmbito da chamada de projetos do Programa Global REDD Early Movers (REM).

Essa iniciativa, que na sua essência financia serviços ambientais destinando recursos a projetos de sustentabilidade e de preservação ambiental, reúne os governos da Alemanha,  Reino Unido e do Estado. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) é a responsável pela execução do REM, em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Agricultura Familiar (Seaf), Segurança Pública (Sesp), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), e o FUNBIO, gestor financeiro do recurso.

Conforme consta no edital, a empresa selecionada terá de fornecer autoclave, secadores e peneirão para a pré-limpeza das amêndoas. Além disso, ela terá também de instalar e treinar os coletores para manusearem os equipamentos. Para todo esse processo que envolve compra, instalação e treinamento serão destinados aproximadamente R$ 1 milhão.

As empresas interessadas em participar do processo devem encaminhar suas propostas até as 18h do próximo dia 30 de agosto para o email:  evolucaosilvanafuhr@gmail.com, com cópia para chamada.rem@funbio.org.br .

A proposta deve ser encaminhada com o valor do serviço a ser oferecido, em modelo de orçamento a ser assinado e preenchido pelos responsáveis da empresa. O valor deve incluir todas as despesas previstas no edital. Será selecionada a empresa que apresentar o menor preço global.

Os detalhes de toda a documentação, modelo do orçamento, bem como as especificações dos bens e serviços a serem oferecidos, podem ser acessados AQUI.

coletores de castanhaCom os equipamentos, os coletores terão a condição de fazer todo o processo de beneficiamento da Castanha do Brasil que é coletada na floresta, desde a secagem, passando pela desidratação, seleção das amêndoas até a máquina que irá embalar a vácuo as castanhas descascadas para a comercialização no mercado.

Aos poucos, os coletores e as coletoras vão realizando um sonho antigo que surgiu em rodas de conversas pelas florestas de Cotriguaçu. Atualmente, com 39 famílias cadastradas, a ACCPAJ é um caso de sucesso de produção extrativista com sustentabilidade, em uma das regiões da Amazônia mais pressionadas pelo desmatamento baseado na pecuária extensiva e extração de maneira.

Os equipamentos serão instalados no barracão de beneficiamento e armazenamento das castanhas, que foi inaugurado no mês passado. A estrutura, com mais de 800 metros quadrados, foi viabilizada pelo projeto Redes Socioprodutivas, do Instituto Centro de Vida (ICV), que contou com financiamento do Fundo Amazônia – do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O processo de beneficiamento irá aumentar exponencialmente o valor do quilo da castanha, que atualmente é comercializado entre 6 e 8 reais pela associação.

Com o produto industrializado pelos próprios coletores, a amêndoa será comercializada na faixa dos 30 a 50 reais o quilo. Em algumas situações, dependendo da safra, esse valor pode chegar a 150 reais.

Fonte: (SECOM-MT)

Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Tags

Leia também...

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo