Agricultores familiares da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santa Clara se dedicaram, na tarde de sábado (02/04), a encontrar estratégias de mobilização interna para revitalizar o diálogo dos integrantes e metas da organização, durante oficina educomunicativa promovida pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV). Por meio da dinâmica, fizeram a recuperação da trajetória histórica da Associação, fundada em 2008, e decidiram concentrar esforços para o fortalecimento do trabalho desenvolvido com a palmeira do babaçu, da coleta ao beneficiamento do coco, pelo Grupo de Mulheres da Paz, que começou a se reunir em 2011 e integra oficialmente a entidade, desde 2013. Esta se tornou a principal atividade produtiva, com o princípio de extrativismo sustentável, desenvolvida por eles.
Por meio de um planejamento mensal, foi dado início a um cronograma de atividades, que inclui um momento de diálogo sobre o estágio atual do trabalho do babaçu com os integrantes da Associação, marcado para 13 de maio, e outro sobre a atualização da situação fundiária e socioambiental, no dia 11 de junho. Os agricultores também criaram um grupo de trabalho do babaçu, que envolve outros integrantes, além do Grupo de Mulheres, que hoje tem nove participantes.
A expectativa, segundo Maria Margarida de Oliveira Barbosa, presidente da entidade, é que a melhoria do fluxo de comunicação interna auxilie na ampliação do apoio coletivo dos associados para consolidar mais rapidamente a estrutura física para a realização das atividades desenvolvidas, além da operacionalização de máquinas e equipamentos adquiridos por meio de projetos aprovados nos quais o grupo está sendo beneficiado por meio de apoio financeiro. “Também poderemos ficar mais unidos para poder participar de outros editais que beneficiem a comunidade”, disse.
Paralelamente, a Associação começou a organizar, por meio da oficina, sua agenda de contatos, que inclui poder público e organizações não-governamentais com as quais mantém uma relação contínua, para facilitar a comunicação, e dará início a uma lista de clientes que adquirem os produtos artesanais que comercializam, como óleo, farinha e bolacha de babaçu, a fim de poderem estabelecer um contato periódico e ampliar a divulgação.
A iniciativa dá sequência à roda de diálogo que tratou do reconhecimento da principal mensagem da Associação e a situação de sua comunicação interna e externa, promovida pelo Núcleo de Comunicação do ICV, no último dia 27 de fevereiro. Neste encontro, os agricultores familiares levantaram perspectivas, gargalos e desafios para conquistarem maior autonomia.
Essas atividades são ações coordenadas pelo ICV no Projeto Cotriguaçu Sempre Verde – Fase 2, que busca consolidar uma nova trajetória de desenvolvimento municipal, pautada na construção de soluções sustentáveis de produção e governança socioambiental. A iniciativa tem apoio do Fundo Vale.
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