Sucena Shkrada Resk / ICV
Cinquenta agricultores e agricultoras familiares que integram as associações comunitárias e os grupos de mulheres do Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, localizados no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, se reuniram com a equipe técnica do Instituto Centro de Vida (ICV), entre os dias 29 e 31 de janeiro. O objetivo do encontro foi a realização de oficinas participativas para a elaboração dos planejamentos estratégicos das organizações e grupos, no período de 2015-2016. O trabalho incluiu as comunidades Nova Esperança, Ouro Verde e Novo Horizonte.
Os planos elaborados focam em capacitações e cursos nas áreas de gestão administrativa e de comunicação, de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para gado leiteiro, de diversificação da produção familiar com agrofloresta e de horticultura e avicultura, além do beneficiamento da produção para geração de renda, assessoria técnica e melhoria de infraestrutura.
Em Nova Esperança, uma das novidades para este ano é a reforma da cozinha comunitária, que está em fase de conclusão, onde as participantes do Grupo de Mulheres irão produzir pães, doces e produtos artesanais, a partir de fevereiro. “Vamos fornecer para a escola municipal da comunidade. O nosso principal objetivo é conseguir ampliar o trabalho e as parcerias”, destacou Cleusa Aparecida Lúcio de Andrade, representante do grupo.
Os integrantes da Associação do Grupo de Reflorestamento Agroindustrial de Ouro Verde estabeleceram, entre as principais prioridades, a realização da reforma do barracão comunitário, que será um meio de ampliarem as ações coletivas em benefício dos associados, e a revitalização do viveiro de mudas existente na área da sede. “Queremos fortalecer a organização do grupo”, afirmou Adilson Ferreira de Jesus, presidente da associação.
A organização do 4º Encontro de Saberes e Sabores na comunidade e a reforma do barracão são alguns dos temas que mais estimulam os participantes da Associação Juntos Chegamos Lá, de Novo Horizonte. “Precisamos nos mobilizar para a melhoria deste espaço”, disse Gercina Souza Chagal, vice-presidente da organização. O Grupo de Mulheres Primavera, que integra a associação, se mobiliza para aprimorar o trabalho de avicultura agroecológica.
A assessoria à organização comunitária integra as atividades do Projeto Noroeste: território sustentável, desenvolvido pelo ICV e parceiros, com apoio do Fundo Vale. O principal objetivo é fortalecer e consolidar o noroeste de Mato Grosso como um território florestal, por meio do incentivo e da disseminação de soluções produtivas sustentáveis e com boa governança social e ambiental.
“Antes era tudo mais difícil, porque a gente não tinha experiência de nada. Todo ano não tinha capim, não tinha pasto”, explicou a agricultora familiar Rosinha Ferreira Rosa, que trabalha com pecuária de leite na...
ver maisO agricultor familiar Sérgio Paulo Mengardi produz há mais de 30 anos. Foi apenas em 2019, contudo, que ele decidiu investir em sua propriedade, localizada no município de Alta Floresta, no interior de Mato Grosso....
ver maisUma ferramenta para agrupar e descentralizar as informações sobre todas as cadeias produtivas nos 141 municípios de Mato Grosso. Este é o mote do Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF). Nas últimas semanas, agricultores...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo