Sucena Shkrada Resk/ICV
Participar de capacitações em atividades rurais começou a fazer parte da rotina do produtor rural Abenício Correia de Almeida Filho, 32 anos, do Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, no município de Cotriguaçu, no Noroeste mato-grossense, Amazônia, que tem suas atividades focadas na criação de gado nelore (destinado à carne) e leiteiro, há quatro anos. Ele justifica o interesse por considerar importante aprender novas tecnologias de trabalho no campo. Isso o estimulou a se envolver, também, em espaços de participação social e discussão política, como o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) e o Comitê Municipal de Educação do Campo.
Entre as oficinas mais recentes, Abenício participou de uma sobre mapeamento de babaçuzais com GPS e outra sobre tecnologia social do círculo das bananeiras, ambas promovidas pelo Instituto Centro de Vida (ICV).
O produtor rural já exercita a tentativa de diversificação de suas atividades há pelo menos dois anos. “Eu e meu irmão decidimos criar peixes tambaqui e cachara em um tanque. Ainda é uma experiência para o nosso consumo, mas a meta é transformar isso em negócio”, conta.
Na propriedade da família, com cerca de 84 hectares, na comunidade Novo Horizonte, ele explica que distribui as atividades para subsistência e geração de renda em 60 hectares, deixando o restante da área com mata nativa, para respeitar a legislação ambiental. “Esta parte fica intocada. Assim, também conservamos nossas quatro nascentes”.
Ele conta que ainda encontra tempo para “treinar” a criatividade. Com isso, gerou economia de recursos hídricos e no bolso da família. “Construí uma roda d`água para gerar energia gratuitamente para nós. Ela consegue abastecer as lâmpadas, a geladeira, a TV e a máquina de lavar roupa”, diz orgulhoso.
O pequeno produtor rural integra o grupo de famílias que participa das atividades do Projeto Noroeste: território sustentável, desenvolvido pelo ICV, com apoio do Fundo Vale. O principal objetivo do projeto é fortalecer e consolidar o noroeste de Mato Grosso como um território florestal, por meio do incentivo e da disseminação de soluções produtivas sustentáveis e com boa governança socioambiental.
Veja também:
Gessi: 17 anos de relação com a terra amazônica
Da terra ao doce: o processo do valor agregado
Maria Margarida: uma relação harmoniosa com a terra
O Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para contratação de consultoria para realização de capacitações no uso de ferramentas digitais para a agricultura familiar. O objetivo é mobilizar novos arranjos multiatores para inclusão da...
ver maisEstudo inédito publicado no jornal acadêmico Biological Conservation não encontrou evidências de que a estabelecer áreas protegidas na Amazônia e na Mata Atlântica faz com que o desmatamento se espalhe para fora de seus limites,...
ver maisO Instituto Centro de Vida (ICV) abriu edital para a contratação de consultoria especializada na elaboração de um plano de comunicação. O trabalho será desenvolvido no âmbito do Projeto Assobio e deverá incluir estratégias, ferramentas...
ver maisRua Estevão de Mendonça, 1770, Quilombo
Cuiabá – MT – Brasil
CEP: 78043-580
+55 (65) 3621-3148
Av. Ariosto da Riva, 3473, Centro
Alta Floresta – MT – Brasil
CEP: 78580-000
+55 (66) 3521-8555
Fique por dentro dos nossos conteúdos exclusivos para você.
© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida
Desenvolvido por Matiz Caboclo