Outras Publicações

Documento guia para Construção do Plano Municipal da Agricultura Familiar e dos Povos Indígenas (PMAFI) de Cotriguaçu, Alta Floresta e Nova Bandeirantes

Compartilhe nas redes sociais
Galeria de Imagens: clique para ver em tela cheia

Esse documento é uma partilha de experiências que o ICV vivenciou, em alguns municípios de Mato Grosso, na construção e implementação de políticas municipais para agricultura familiar.

O Plano Municipal de Agricultura Familiar (PMAF) e Povos Indígenas (PMAFI) é um instrumento alinhado com as diretrizes do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF). O objetivo é criar coesão entre as esferas de planejamento, trazendo especificidades de cada território, e apoiar a implementação da política estadual em nível local. Esse mecanismo é valioso para garantir a escuta e participação das comunidades interessadas, mas também para ter-se o alinhamento estratégico necessário para otimizar os investimentos e programas realizados pelo governo de Mato Grosso.

Essa partilha não visa determinar uma metodologia única, mas busca compartilhar caminhos e gerar referências para outros municípios que desejam construir seus PMAF e PMAFI.

As ações aqui sistematizadas são fruto de dois projetos: Arranjos Socioprodutivos para Territórios Livres de Desmatamento e o TerrAmaz. O primeiro é um projeto financiado pela fundação Walmart com o objetivo de “Promover um arranjo territorial e multissetorial para inclusão socioeconômica da agricultura familiar”.

Clique para visualizar

© 2020 - Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil ICV - Instituto Centro de Vida

Desenvolvido por Matiz Caboclo